Obama lidera relevância após Sandy

5 de novembro de 2012

Obama lidera relevância após Sandy

Em vésperas da eleição do Presidente dos Estados Unidos da América, a Havas Media, com a metodologia Meaningful Brands, quis descobrir como cada um dos candidatos se posiciona depois do impacto da tempestade Sandy.

O estudo analisou como Barack Obama e Mitt Romney alteraram a dinâmicas das suas campanhas políticas com a catástrofe natural que vários estados do país sofreram. A conclusão é que a tempestade Sandy colocou o foco das campanhas presidenciais na comunidade, ambiente e pessoas.

Ao longo das últimas quatro semanas, a equipa Meaningful Brands tem seguido os debates presidenciais, registando a forma como os eleitores acham que cada candidato se posiciona para passar mensagens relevantes, após o impacto da tempestade Sandy, assim como os candidatos os podem ajudar a ser mais relevantes em comunidade.

A análise revelou que, apesar de dois terços dos eleitores acharem que Obama vai ser reeleito, houve uma descida das pontuações e da fé geral na capacidade dos candidatos melhorarem as suas vidas. No entanto, com os efeitos do furacão Sandy e a centralização da campanha nas comunidades e no ambiente, as pontuações de Obama mostraram-se mais fortes, tanto nas questões pessoais como coletivas, estando assim na liderança da relevância, segundo o estudo.

As pontuações resultam da medição de 39 questões, de como o eleitorado norte-americano acha que a Marca Obama e a Marca Romney podem melhorar as suas vidas tanto de uma perspetiva pessoal como de comunidade.

Como cada candidato se posiciona nas questões fundamentais:

1. ‘Ouve e importa-se com as pessoas’ – As pontuações de Obama têm sido o dobro das de Romney nas passadas quatro semanas. As suas pontuações são, em média, de 45% comparadas com as pontuações de Romney, no percentil 20.

2. ‘Está verdadeiramente interessado e assume o compromisso de resolver os problemas ambientais’ – As pontuações de Obama ultrapassam as de Romney com uma média de 38% nas últimas quatro semanas, enquanto as de Romney são especialmente baixas nos mais jovens.

3. ‘Toma a dianteira em questões ambientais’ – mais uma vez Romney perde caminho acabando o mês apenas com mais dois pontos do que inicialmente, com 13%, um valor aquém dos 39% de Obama.

4. ‘Ajuda os eleitores a sentirem-se parte de uma comunidade’ – Obama lidera aqui também por mais do dobro, em cada semana, mas os valores são baixos para ambos – 26% para Obama e 12% para Romney.

5. ‘Apadrinha o desenvolvimento da comunidade’ – As pontuações de Obama começaram nos 28% estando agora nos 32%, enquanto Romney começou nos 15% tendo terminado nos 19%.

6. ‘Ajuda os eleitores a proteger o ambiente’ – Ambas as pontuações são baixas, mas as de Obama (23%) são mais do dobro das de Romney (apenas 10%).

7. ‘Faz com que as pessoas se sintam seguras de ameaças e perigo’ – Obama começou o mês com 26% e terminou a 29%, enquanto Romney se manteve com uma classificação de 19%.

Hernan Sanchez, Presidente da Havas Media Intelligence, comentou: “Apesar de não duvidarmos que os dois candidatos têm um reposicionamento genuíno com relação às comunidades atingidas, será interessante observar quão credíveis e relevantes as suas ações serão nesta altura crucial antes das eleições. Destes resultados, vemos como a pontuação de Obama é forte nestas questões. Contudo, é também ele quem tem mais a perder, caso as medidas de auxílio não resultem bem.”

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Sandra Barata

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