Sabia que existem novas lâminas de turbinas eólicas que são inspiradas nos dinossauros? Pois pode mesmo acreditar nesta notícia porque a Siemens inspirou-se nos extintos animais para conceber a aerodinâmica das lâminas, a implantar no topo das torres eólicas.
Baseadas na biologia dos dinossauros, uma das lâminas – a Dino Tails – aumenta a elevação e impulso da turbina, de forma silenciosa. De acordo com informações divulgadas na revista New Scientist, a equipa de investigação e desenvolvimento da multinacional alemã desenvolveu também um dispositivo de neve em forma de pá – a Dino Shells. Aqui ganha-se eficiência.
O último modelo de lâmina apresentado chama-se Vortex Generator. Este modelo possui uma espécie de pequenas barbatanas que forçam o ar a permanecer mais tempo em contacto com a parte superior da lâmina.
Os três designs agora apresentados, segundo a Siemens vão aumentar a eficiência das turbinas em 1,5 por cento. Só no parque eólico de Altamont Pass, na Califórnia, este aumento vai permitir colmatar as necessidades de energia em mais de 2.500 habitações.
Comentários (0)