Portugal é segundo país com maior crescimento no setor automóvel

18 de fevereiro de 2015

Portugal é segundo país com maior crescimento no setor automóvel

Há 17 meses consecutivos que o setor automóvel tem vindo a crescer na União Europeia. Portugal é o segundo país com maior crescimento homólogo, registando um dos melhores registos com quase 12 mil carros vendidos, o que representa um aumento de 28%, no mês de janeiro, refere o Dinheiro Vivo. O mercado europeu subiu 6,2% durante o mês de janeiro para cerca de 1 milhão de carros vendidos. Segundo a Exame Brasil, o grupo Volkswagen (que, para além da Volkswagen, inclui marcas como a Skoda, a Seat e a Audi) continua a ser o campeão de vendas na União Europeia, mantendo uma quota de mercado superior a 25%, que equivale 255 mil unidades vendidas em janeiro. No entanto, a General Motor continua a enfrentar uma crise.  O Marketing Direto refere que os carros do Grupo continuam a registar falhas, nomeadamente na ignição. As novas estatísticas do novo advogado da multinacional norte americana referem que o facto de o carro passar para a função de desligado, em andamento, já provou cerca de 56 mortos e 87 feridos. Uma situação que levou a marca a criar um fundo em compensação das vítimas e suas famílias.

Portugal foi também o quarto maior destino europeu de investimento chinês na Europa. Segundo um estudo realizado pela consultora Rhodium, e noticiado pelo Observador, Portugal surge à frente de grandes economias europeias como Espanha ou Itália, ao atrair investimento no valor de 5,9 mil milhões de euros, o que corresponde a um montante equivalente ao da França, com operações como a EDP, Espírito Santo Saúde, REN e Fidelidade. O grupo Fosun, proprietário da companhia de seguros Fidelidade está interessada em comprar o banco mais antigo do mundo, é o que refere o Dinheiro Vivo. Fundado em 1472, o banco Monte dei Pashi deverá mudar de dono, estando interessados o Santander e o Grupo Fosun, que adquiriu em 2014 a Espirito Santo Saúde  e agora entregou a proposta de manifestação de interesse do Novo Banco.

Vai ser possível falar com uma Barbie. Chama-se “Hello Barbie” e é a mais recente criação da Mattel, apresentada na Feira de Brinquedos anual dos Estados Unidos. Segundo o Brandchannel, a nova boneca vai permitir “falar com a criança” tendo em conta os seus gostos e informação transmitida através de um simples clique no botão “ouvir”. Numa parceria com a empresa tecnológica ToyTalk, a nova Barbie necessita de ligação à internet para “responder” acertadamente. Mas nem em todos os mercados a famosa boneca loura de olhos azuis é líder de mercado. O Marketing Direto refere que as bonecas africanas, “Queens of Africa” têm conquistado o continente desde há mais de sete anos. Criadas por um nigeriano, as bonecas já superaram as vendas da famosa Barbie da Mattel, na Nigéria.

A Siemens AG pode entrar no mercado submarino. De acordo com a Exame Brasil, a marca procura tornar-se “a empresa” para geração e distribuição de energia mas tem enfrentado dificuldades, nos últimos meses, com a queda dos preços do petróleo. Para se manter, os responsáveis da marca querem aumentar a sua presença no setor de fraturamento hidráulico nos Estados Unidos. A  perfuração submarina é a nova atratividade para a Siemens que se quer tornar numa das grandes empresas petrolíferas, pelo facto de esta ser a maior fonte de algumas das maiores descobertas. A Sony também quer conquistar mercado, e lançou os SmartEyeglass: o seu primeiro protótipo de óculos inteligentes. Depois de a Google ter retirado do mercado um dispositivo similar há cerca de um mês, o Público refere que a marca procura comercializar o novo produto destinado a criadores de aplicações informáticas, nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. O SmartEyeglass pode ser ligado a smartphones compatíveis e permite visualizar informação, como texto, símbolos ou imagens.

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Jornalista: Ana Gaboleiro

Comentários (1)

  1. Investimento chinês em proveito próprio únicamente. Esses não empregam portugueses.

    por: Ana Horta,

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