São 4 marcas zombies, segundo uma infografia promocional, elaborada pela Best Accounting Schools. A ideia citada pelo site marketing directo, mostra como hoje em dia, a Apple, Lego, Ford e Old Spice são marcas sensação, mas tiveram que superar também experiências traumáticas, para ganhar um novo sopro de vida.
Em traços gerais, o artigo recorda que a Apple esteve quase a morrer quando despediu o fundador Steve Jobs em 1985. Deixou de fabricar produtos atrativos e não conseguiu conter a explosão do Windows e dos PCs. Quando parecia estar definitivamente condenada, eis que Jobs regressa em 1997, trazendo a marca para o topo do mundo.
Também a Lego começou a ficar fora das brincadeiras na década de 2000, parecia ter perdido as peças necessárias para competir com os videojogos, cada vez mais populares. Mudou de estratégia. Criou parques temáticos e lojas de roupa. Mas em 2004 percebeu que os resultados não eram os melhores e que, ao se afastar do seu core business, caminhava perigosamente para a ruína. Vendeu os parques temáticos, a sua divisão de desenvolvimento de videojogos apostando no outsourcing. A partir de 2005, apesar da recessão económica, a empresa tem revelado o crescimento mais rápido dentro do seu setor.
E já no setor automóvel, surge como exemplo, a reviravolta da Ford que quase entrou em colapso em 2005, com as subidas dos combustíveis, custos de saúde devido a uma mão-de-obra envelhecida, perda de quota de mercado, conseguiu convencer investidores a acreditar na marca. Com uma injeção de mais de 23 milhões de dólares, em 2006, conseguiu tornar-se um destacado fabricante no desenvolvimento de novas tecnologias, sem necessitar de um resgate do governo. A empresa desviou-se da bancarrota e durante a primeira metade de 2012, de acordo com este artigo, o Ford Focus foi o modelo mais vendido em todo o mundo.
Mais célebre é a história da Old Spice, que com a aclamada campanha “The Man Could Smell Like” reconquistou o tão apreciado perfume da notoriedade. A marca, que durante mais de 70 anos foi admirada, acabou por ficar cada vez mais presa a um target envelhecido. Mas conseguiu, através de uma estratégia de comunicação arrojada, rejuvenescer para um consumidor mais jovem.
Muy interesante, claro y preciso.
Ao fazerem refrencia a Lego….cumpre-me informá~los que tenho uma estima muito especial pela mesma……pois colaboram em ajudas humanitarias. IPO foi uma delas.
estranho que com tanto apoio,… meios e tecnicas de marketing…apenas tenham obtido pouco mais de uma dezena de milhares de €uros.
Será que apenas utilizam.eficiencia em vez de eficácia ?
Posso saber “partners” /participantes estão individualmente comprometidos nos vosso projectos e se o mesmo é apenas nacionaleou internaciona?
Contemplam também os pets? (anjinhos especiais…e outros animais ?? alguns ditos selvagens….quendo parte dos sereshumanos é que o são.
Com elevada estima e consideração,
Mário