Já são conhecidos os vencedores dos Green Project Awards de 2012. A iniciativa, que tem como objetivo criar um movimento que junte todos os atores da sociedade portuguesa, rumo ao desenvolvimento sustentável, decorreu esta 4ª feira, na Culturgest, em Lisboa, organizada pelas mãos da GCI, Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente.
A 5.ª edição dos Green Project Awards recebeu 200 candidaturas, mas apenas 30 projetos chegaram à fase final. Deste grupo saíram os 14 projetos sustentáveis distinguidos em áreas tão distintas como a hotelaria, tecnologia, eficiência energática, investigação ou reciclagem, divididas por sete categorias.
O objetivo é, portanto, premiar os casos de sucesso e de promoção de boas práticas de sustentabilidade em Portugal, envolvendo empresas, autarquias, universidades e organizações públicas e privadas.
Categorias e vencedores:
Agricultura, Mar e Turismo – Areias do Seixo Empreendimentos Hoteleiros, Lda com o projeto Areias do Seixo Charm Hotel, que iniciou atividade em Maio de 2010 com a intenção de criar um hotel de baixa densidade, com um reduzido índice de ocupação do solo, permitindo uma integração harmoniosa com a envolvente, promovendo um turismo emocional e sustentado. Este hotel é composto por 14 quartos e 4 villas, assumindo, também, um papel de sensibilização junto de quem o visita.
Investigação & Desenvolvimento – CENIMAT/FCT-UNL com o “Lab-on-Paper “, uma tecnologia verde de baixo custo para testes de diagnóstico.
A Organização Mundial de Saúde estabeleceu diretivas para o desenvolvimento de testes de diagnóstico para utilização em regiões desfavorecidas. Neste projeto desenvolveram-se testes de diagnóstico em papel que, para além de serem muito baratos, têm como material de base o papel, acessível em todo o mundo e compatível com a maioria dos testes clínicos. A deteção também é simplificada pois baseia-se numa alteração de cor. Depois do teste os dispositivos são eliminados não havendo problemas de contaminação ou produção de resíduos tóxicos. Até à data esta metodologia inovadora foi testada com sucesso, usando a leishmaniose como modelo de doença, estando neste momento a decorrer testes noutras doenças infeciosas como a tuberculose.
Tecnologia de Informação – Compta Emerging Business com o projeto EZWaste.
Pensar num ambiente melhor, com ganhos de rentabilidade e produtividade nas equipas e nos meios afetos à gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) foi um dos pontos de partida para este desafio, que permite efetuar toda a gestão operacional da recolha de resíduos, com enfoque na redução de custos operacionais.
Gestão, Eficiência e Recursos – Spheraa, Produção de Energia, Lda. apresentou a TERESA – (Turbina de Energia Renovável Em Sistema de Abastecimento)
A utilização do sistema TERESA nos sistemas de água pode permitir a produção de energia para autoconsumo das próprias instalações. O aproveitamento deste potencial e a otimização do processo de abastecimento de água permitem, hoje, produzir energia suficiente para fornecer uma aldeia com cerca de 150 habitações médias.
Produto ou Serviço – ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S.A. com Cloogy, que possibilita aos seus utilizadores a experiência de um gestor energético virtual, permitindo ao utilizador, através de telemóveis, tablets, ou sites web, interagir com os consumos de sua casa, seja através das funcionalidades de controlo seja através dos indicadores de previsão de consumo ou ajuste de tarifas, de forma a otimizar os consumos de energia. É ainda objetivo do Cloogy proporcionar aos seus utilizadores formas de aprenderem os conceitos de eficiência energética, tal como se passou no processo de aprendizagem, pela comunidade, da reciclagem.
Campanha de Mobilização SIC Noticias – Sociedade Ponto Verde com a iniciativa Reciclar é Dar e Receber.
Por cada tonelada de embalagens usadas de vidro colocadas no ecoponto verde em 2011, a Sociedade Ponto Verde doou um euro para a criação de salas de estudo, permitindo equipar 30 salas de estudo em IPSS e chegar a 1000 crianças de 14 Distritos do país, incluindo Ilhas. No âmbito desta campanha foram recolhidas 210 mil toneladas de embalagens, o que equivaleu a 210 mil euros para equipar as salas de estudo.
Na edição de 2013, os Green Project Awards viajam até Cabo Verde, depois de já este ano terem premiado projetos sustentáveis no Brasil. A próxima edição terá ainda uma nova categoria, Iniciativa Jovem, para distinguir a Associação de Estudantes com o melhor projeto de Escola Sustentável.
Comentários (0)