Muitos gestores interrogam-se sobre as razões pelas quais deveriam apostar em incorporar a sustentabilidade no seu negócio. Vejamos o caso da adopção de uma estratégia de marketing sustentável. Quais os desafios para o negócio?
Quando falamos em marketing sustentável estamos a falar da obtenção de uma vantagem competitiva que se traduz num plano de marketing integrado alinhado com a missão e valores da própria empresa.
A vantagem competitiva ao incorporar a sustentabilidade deve advir de alguma especialidade que diferencie a empresa dos seus concorrentes, sendo necessário dar resposta a algumas questões: o que é que a empresa faz de melhor? A vantagem está na qualidade do produto, no preço, no esforço de vendas, na localização?
A resposta a estas questões implica um diagnóstico e um repensar de algumas áreas fundamentais de importância, tais como por exemplo a segmentação do mercado, o desenvolvimento de um produto sustentável, o seu ciclo de vida, política de preços, distribuição e logística, gestão adequada dos resíduos, lançamento de campanhas e acções que permitam sensibilizar toda a rede de stakeholders para o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Outro dos desafios passa pela contínua interacção da organização com o meio externo, ao se relacionar com os vários stakeholders, fornecedores, distribuidores parceiros e principalmente com os consumidores na procura por informações e respondendo às exigências de forma a permitir a formulação e implementação de estratégias competitivas.
O grande desafio das empresas, no futuro próximo, será combinar a sustentabilidade socio-ambiental à económica, ou seja, o “triple bottom line” de forma equatitativa, gerando um equilíbrio entre estas variáveis. Embora muitos empresários acreditem que a sustentabilidade socio-ambiental gera mais custos para as empresas, não só é possível como também estratégico combinar os lucros com a sustentabilidade.
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