O social listening é onde o plano de redes sociais começa. Antes da definição dos objetivos, escolha do mix de redes sociais, da publicação de conteúdos, de anunciar nas redes e medir o retorno do investimentos, é necessário perceber o que o seu público-alvo diz sobre a sua marca, como anda a sua concorrência, quem são os influenciadores na sua área de negócio. Esta função não é exclusiva da fase de planeamento, pois deverá fazer parte da monitorização que se recomenda que seja pelo menos diária.
As marcas que utilizam boas práticas de social listening e de monitorização de redes sociais são capazes de identificar tendências, responder às necessidades dos consumidores muito mais rapidamente e construir relacionamentos one-to-one com potenciais consumidores, e tal traduz-se em vantagem competitiva.
Ferramentas de “social listening”
Existem diversas ferramentas de social listening, algumas gratuitas e outras com subscrição paga. Seguem-se alguns exemplos (que não se esgotam nesta seleção): Likealyzer, TweetReach, Social Mention, Mention, Klout, Addictomatic, Digimind, além de obviamente as estatísticas que as próprias redes sociais facultam.
Na minha opinião, existem umas mais completas do que outras mas não nos podemos esquecer que, apesar da automatização tecnológica nos facilitar a vida poupando-nos tempo, existe a necessidade de refletir sobre os outputs destas ferramentas e cruzá-los com outras variáveis. O “olho”, ou melhor neste caso, o “ouvido” humano continua a ser a melhor ferramenta de escuta ativa, ou pelo menos que a que deverá ter um papel agregador e crítico em relação a análise dos resultados que estas ferramentas nos facultam.
Criação de rotinas de monitorização
Para uma monitorização eficaz é recomendável criar uma lista de palavras-chave relacionadas com o seu público-alvo e com a sua área de negócio. Numa fase seguinte é útil criar categorias para organizar menções e assim facilitar a sua interpretação e perceber o que as pessoas estão a dizer sobre a sua marca e sobre a sua concorrência. É importante também prestar atenção à análise de sentimento. Mais do que a quantidade de vezes que a marca é referida, é necessário perceber o tom em que tal acontece. Algumas das ferramentas enunciadas anteriormente, sobretudo as mais completas, fazem esta análise categorizando como sentimento positivo, negativo e neutro. Sendo que ao clicar em cada um destes gráficos é possível identificar os utilizadores e depois monitorizar os comentários. Através desta análise de sentimento é também possível identificar influenciadores e criar relação de forma a aumentar o alcance da nossa mensagem.
Criar um Social Media Playbook
Uma escuta ativa nas redes sociais e a sua monitorização implica estar preparado para dar resposta ao feedback negativo. É recomendável criar um plano de gestão de crises antes que seja tarde demais. Partilho dois exemplos úteis sobre como fazê-lo Social Media Playbook: Everything Your Company Needs to Know to Succeed on the Social Web e A Social Playbook to Guide Your Company’s Social Strategy.
Por fim, resta-nos não esquecer que a monitorização requer recursos (investimento financeiro, tempo e recursos humanos especializados e ferramentas apropriadas), e estar consciente que esta mais do que uma tarefa, esta deverá ser uma prioridade para uma estratégia de redes sociais bem-sucedida.
Um artigo muito interessante, especialmente porque ainda há tão pouco escrito sobre este tema em Portugal e, na minha opinião, a maior parte das empresas ainda não aplica social listening na sua estratégia de redes sociais, ou não o faz da forma certa.