Smarketing, é um termo utilizado na língua inglesa para ilustrar a importância de um correto alinhamento entre as equipas de marketing e vendas.
As empresas procuram promover as suas marcas, com vários tipos de investimentos, sempre numa perspetiva de aumentar a sua notoriedade e preferência.
Enquanto, genericamente, se pode afirmar que o marketing estuda o mercado, identifica oportunidades, alvos e define uma proposta de valor, as vendas têm como principal função converter oportunidades em vendas.
A partir do momento que as equipas de marketing e vendas estão unidas, preferencialmente sobre apenas 1 comando ou chefia, ambas passam a trabalhar o mesmo funil de vendas, embora em estágios diferentes. O Marketing trabalha mais as primeiras fases com o objetivo de atrair e gerar contactos, e as Vendas mais as últimas fases, com o foco em converter.
Em termos de processos e incentivos é também importante garantir o alinhamento desejado.
Para desenvolver um projeto de integração marketing e vendas, é importante garantir:
- Alinhamento entre equipas, com acções que mudem a perceção de uma equipa sobre a outra.
- Relembrar todas as etapas do funil de vendas para ambas as equipas e destacar a sua importância na gestão das oportunidades de venda.
- Partilhar informação para benefício de ambas as equipas
- Avaliação conjunta das acções de vendas
- Adotar uma linguagem comum
- Criar um Sistema de comunicação eficaz
- Definir o papel de cada colaborador para conquistar e fidelizar clientes
Nas empresas vencedoras, marketing e vendas, “vestem a mesma camisola”.
Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner Squadra
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