Smarketing

10 de Outubro de 2017 em Opinião,Opinião

Smarketing

Smarketing, é um termo utilizado na língua inglesa para ilustrar a importância de um correto alinhamento entre as equipas de marketing e vendas.

As empresas procuram promover as suas marcas, com vários tipos de investimentos, sempre numa perspetiva de aumentar a sua notoriedade e preferência.

Enquanto, genericamente, se pode afirmar que o marketing estuda o mercado, identifica oportunidades, alvos e define uma proposta de valor, as vendas têm como principal função converter oportunidades em vendas.

A partir do momento que as equipas de marketing e vendas estão unidas, preferencialmente sobre apenas 1 comando ou chefia, ambas passam a trabalhar o mesmo funil de vendas, embora em estágios diferentes. O Marketing trabalha mais as primeiras fases com o objetivo de atrair e gerar contactos, e as Vendas mais as últimas fases, com o foco em converter.

Em termos de processos e incentivos é também importante garantir o alinhamento desejado.

Para desenvolver um projeto de integração marketing e vendas, é importante garantir:

  • Alinhamento entre equipas,  com acções que mudem a perceção de uma equipa sobre a outra.
  • Relembrar todas as etapas do funil de vendas para ambas as equipas e destacar a sua importância na gestão das oportunidades de venda.
  • Partilhar informação para benefício de ambas as equipas
  • Avaliação conjunta das acções de vendas
  • Adotar uma linguagem comum
  • Criar um Sistema de comunicação eficaz
  • Definir o papel de cada colaborador para conquistar e fidelizar clientes

Nas empresas vencedoras, marketing e vendas, “vestem a mesma camisola”.

Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner Squadra

 

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