Re-invenção

21 de dezembro de 2012

Re-invenção

Miguel Figueiredo - Partner/CEO Excentric

Está chegar ao fim 2012. Um ano que se disse e provou ser difícil. 2013 será igual ou pior. É nestas alturas, de transição e em momentos que em que nos sentimos a operar em condições absolutamente adversas,  que devemos fazer uma pausa para reflexão. Uma pausa para re-invenção.

O paradigma da comunicação e do marketing mudou. Muito pela ajuda da crise, mas não só. É também, pela tecnologia, pela mentalidade do consumidor, pelo planeta que grita por uma utilização de recursos mais equilibrada. E o que é um facto é que esta mudança não é passageira. Vai tornar-se estrutural. Quanto mais depressa interiorizarmos esta verdade, mas depressa perceberemos que enquanto marketeers e profissionais da comunicação, temos também nós que mudar. E não se trata de uma mudança que passa pelo corte de budgets ou por uma mera re-afectação deste à mesma divisão de canais de comunicação, mas em percentagens diferentes. Trata-se de uma mudança que nos obriga a olhar de um prisma totalmente novo toda a forma como se faz marketing. Uma mudança que nos obriga a desdobrar diversas vezes as diferentes variáveis do marketing  ao longo da longa (se tivermos sorte) relação que se estabelece com cada um dos consumidores. E esta mudança é tão profunda e tão marcante, que nos obriga a nós próprios nos re-inventarmos enquanto profissionais.

A mudança de ano, e em particular a mudança de 2012 para 2013 será uma ótima altura para, quem ainda não o fez, iniciar o seu processo de re-invenção profissional.

Bom natal e que 2013 seja o ano da sua re-invenção.

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