Quando a realidade é a publicidade…

14 de novembro de 2017

Quando a realidade é a publicidade…

Maria José Martins, coordenadora conteúdos I'M in Motion

O storytelling por detrás das Mini historias do Minipreço! 

Para se “sair da caixa” é sempre preciso existir quem acredita e quem sabe como fazer. É preciso ter uma equipa, e principalmente, uma equipa que esteja empenhada em construir algo de relevante e diferente para a marca. Este é o principio de toda a história das “Mini histórias de Natal” do Minipreço.

O Minipreço acreditou e queria algo de diferente para comunicar na época de Natal, a I’M in Motion especialista em contar histórias reais apresentou um conceito e a agência criativa Nossa transformou o real numa campanha de publicidade. A história é escrita por uma equipa que esteve desde o primeiro instante focada no cliente e em fazer a diferença com a soma das competências de todos. A união que está tão presente no conceito de Natal, foi também aqui uma realidade.

Esta viagem real ao interior do coração dos portugueses tornou-se um desafio para todos. Não havia guião para as histórias, mas sim, a vontade de descobrir a verdade sobre o Natal através de uma conversa olhos nos olhos com pessoas comuns, às quais o único pedido que fazíamos era: que gostassem de partilhar connosco e de forma espontânea as suas vivências, memórias, tradições e desejos de Natal. As palavras são suas… e as lágrimas também.

Começámos as gravações, e para a equipa, a ansiedade de gravar era tanta, quanto o receio de nada encontrar. E se de repente não se conseguir encontrar histórias? E se as pessoas não quiserem partilhar as suas memórias de Natal? Sim, era um risco, que a equipa estava decidida a correr. Talvez porque, como criadores de conteúdos, acreditamos mesmo na máxima de que:” a realidade supera sempre a ficção”.

Tínhamos uma carrinha com um décor interior recriando o ambiente de uma sala de estar de Natal muito acolhedora, onde não faltava o calor da salamandra a lembrar as noites frias da época. Uma carrinha, que a Nossa vestiu com as cores e o design inspirados no espirito da quadra e com a qual desenvolvemos a ativação da marca nas ruas do Porto e Lisboa.

Ao longo de 5 dias passaram pela sala de Natal do Minipreço mais de uma centena de pessoas, entre curiosos e testemunhos. Desde a tia avó que a todos encantou com as suas histórias enquanto “catraia” e das quais, destacámos a da aletria, à dupla de jovens que nos entrou pela sala dentro a fazer beats com temas de Natal, até aos adultos de vinte e poucos anos, que nos surpreenderam, com a voz embargada pelo choro ao confessarem emocionados as saudades de um Natal em família que hoje já não têm.

Ali estávamos, toda uma equipa por detrás das câmaras, de olhar pregado na verdade do Natal dos portugueses. Fomos surpreendidos por uma avalanche de sentimentos, de relatos de recordações que ainda alimentam o imaginário e inquietam corações. Histórias que nos fizeram rir… histórias que nos fizeram chorar. Foi uma lição em todos os sentidos. Saímos desta semana com a alma lavada por gente genuína. Uma ativação que criou não só, uma nova memória para o Natal dos portugueses que connosco conversaram, mas também, estou certa que sim, para toda equipa!

Maria José Martins, coordenadora conteúdos I’M in Motion

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
7 votos
Loading ... Loading ...
Por Maria José Martins

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.