A profissão de “marketeer” tem e terá sempre a responsabilidade de gerir e promover uma marca, com um portefólio de produtos e serviços associados. Para garantir a relevância e o espaço de inovação das marcas, um profissional de marketing tem de estar muito atento à evolução da sociedade e aos sinais dos tempos, tais como:
- Fim da era “Waiting”:
O aumento crescente de dispositivos digitais e redes sociais com reporte em tempo real têm transformado a aceitação do tempo de espera por parte do consumidor e levando-o a adotar uma política de tolerância zero perante a espera.
Ex: Starbucks Order App: permite encomendar antes de chegar ao ponto de venda.
- Surpresa é alegria:
É um truque cada vez mais comum na caixa de ferramentas de marketing.
Ex: Bilhetes Mistério da KLM: programa que deixa os Clientes animados para uma viagem surpresa, ao reservar bilhetes para um local anônimo.
- Partilha com estranhos:
Hoje os consumidores, principalmente os novos adultos, consideram desafiante compartilhar espaços e experiências com estranhos, abrindo assim as suas mentes ao mundo.
Ex: Restaurantes que aceitam reservas para uma “mesa grande” para possibilitar novos conhecimentos.
- Homogeneização de normas sociais: as normas estão a mudar, resultando numa homogeneização de pontos de vista da cultura, gênero e família. Vivemos num mundo em vários tons de cinza e no futuro vamos verificar uma aproximação das fronteiras culturais. Concorde-se ou não, o “tradicional” tenderá a ter cada vez menos protagonismo.
Ex) Apple Emoji: revelou uma gama de novos emoji que inclui casais do mesmo sexo e um número de diferentes tons de pele.
- JOMO – Joy of Missing Out: hoje vemos as pessoas de boa vontade a retirar a presença e os compromissos das redes sociais, percebendo o valor JOMO.
Ex: O orgulho e a felicidade de estar “desligado”
Estas e outras tendências, com mais ou menos suporte tecnológico, vão obrigar os marketeers a mudar a forma como pensam a economia e as suas propostas de valor.
Imagem de marca, marketing. Pontos de mudança dos habitos do consumidor