4 de novembro de 2010

Opiniões que Marcam

Nota: Relacionado com o tema ver a Entrevista com a Secretária-Geral da APAN, Manuela Botelho


 


 


Cartas na mesa …



A Confiança em geral é muito baixa. O contexto é essencial para perceber esta tendência. Contudo, a pressão exercida pelas marcas e respectiva publicidade é enorme e nós confiamos pouco na publicidade das marcas.
Continuamos a advogar marcas, mas preferimos confiar sobretudo em familiares, amigos e colegas, com os quais falamos de marcas, respectivo preço e qualidade, boas e más experiências.
Em geral não passamos sem anúncios, mas achamos a publicidade pouco credível e atribuímos a responsabilidade às marcas (e não tanto aos publicitários). Talvez porque a relação com as marcas seja desequilibrada/unidireccional.
Continuamos a dar valor à publicidade e reconhecemos que a publicidade pode cativar o consumo de uma marca.
Os anúncios devem ser de confiança, credíveis, transparentes e explicativos.
Em geral, os meios são uma fonte baixa de credibilidade, transparência, identificação e confiança para a publicidade das marcas. Há, contudo, oportunidades estratégicas. Os “novos” suportes, porque são virais e porque “lá navegam” as pessoas em quem mais confiamos, ganham importância.


 


Desafio


O decréscimo da Confiança é também fruto da própria Crise e dos tempos que vivemos. Como contribuir para inverter a situação?


 


Um olhar de fora …


“(…) advertising can itself also contribute to the betterment of society by uplifting and inspiring people and motivating them to act in ways that
benefit themselves and others. (…)”.


Conselho Pontifício para as comunicações sociais
www.vatican.va


 


Fica uma deixa …


A publicidade (e comunicação) das marcas pode eventualmente ter em consideração valores que são identificados como críticos para ultrapassar a Crise. Valores como … Solubilidade, Inovação, Guidance, Eficácia, Compromisso.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.