Branding é uma área relativamente nova e, por esta razão, muitos evitam falar sobre ela e outros evitam adotar as suas estratégias.
Neste início de século XXI, marketing e branding disputam o espaço nas mentes e nos mercados. Nas páginas de busca, ao digitarmos a palavra “branding” de imediato aparecem “aproximadamente 153.000.000 resultados (0,57 segundos)” e para a palavra marketing “aproximadamente 1.780.000.000 resultados (0,40 segundos)”. Comparando os resultados de busca, os mesmos já indicam o quanto o assunto branding é novo em relação ao marketing e, de certa forma, justifica o receio de muitos em abrir-se para esse novo mundo das marcas.
Mas… o que é branding? O que se fala sobre o branding? Quais são suas vantagens em relação ao marketing tradicional? Como se aplicam as estratégias de branding? Quais as principais tendências? São muitas as perguntas que vão sendo respondidas pelos estudos, pelas observações das práticas mercadológicas, pelas iniciativas inovadoras que testam o que ainda não existe (para muitos) e (re)inventam regras para adaptar-se ao novo contexto.
Compartilhar novos conhecimentos, oferecendo alternativas mais eficientes de gestão de marca em nossa contemporaneidade, é o que se propõem os encontros, os cursos, os livros, as revistas, entre outros. O II Congresso Internacional de Marcas/Branding: conexões e experiências, que ocorrerá em outubro de 2015 no Brasil, é uma iniciativa do Observatório de Marcas (internacional), da Univates (Brasil) e do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), que tem como objetivos: (1) discutir os avanços das diferentes áreas do branding, (2) promover a interação entre acadêmicos, investigadores e profissionais, interessados na relevância das marcas e da comunicação no universo empresarial e das instituições, (3) expandir as redes de pesquisa entre académicos e profissionais que desenvolvem trabalhos nas diferentes áreas que envolvem as marcas, bem como (4) proporcionar ferramentas que gerem valor e que possam ser aplicadas nos empreendimentos e nas relações interpessoais.
Como anunciou anteriormente o Imagens de Marca, Brasil e Portugal juntam-se aos demais países para refletir sobre o que se fala de branding pelo mundo e apresentar respostas para as principais perguntas. Serão mais de 30 profissionais, previamente selecionados, que ministrarão 3 palestras, 5 Painéis e 7 workshops. Além disso, o congresso é composto de 11 Grupos de Pesquisa os quais proporcionarão a discussão do estado da arte da teoria e da prática do brand(ing). No total, 127 resumos foram submetidos para avaliação, provenientes de Portugal, Alemanha, Turquia, Brasil, Chile, Espanha, entre outros países, vinculados a instituições, tanto académicas como de mercado.
Conexões e experiências positivas são imprescindíveis para construir e consolidar marcas e, por esta razão, o evento deste ano foca nessas duas palavras de grande amplitude. Para alguns, outubro será o mês de aprofundar as discussões sobre a gestão de marca. Para outros, será o momento de revelar o que se fala sobre o branding no mundo.
Desejo muito sucesso a esse evento e que possamos com ele desmistificar muitos mitos sobre o branding, por ex: branding não é exclusividade de designers e sim de gestores de marca e definitivamente branding não é identidade visual