ACIL Mutante: uma (quase) centenária na vanguarda

25 de novembro de 2015

ACIL Mutante: uma (quase) centenária na vanguarda

Elizete de Azevedo Kreutz, Presidente do Observatório de Marcas, Editora Regional da revista científica BrandTrends e professora-investigadora da Univates - Brasil

No dia 28 de outubro de 2015, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado – ACIL comemorou 94 anos de atividades na cidade de Lajeado/RS Brasil e, em um evento especial aos associados, apresentou sua nova identidade visual que reflete os novos tempos, mais dinâmicos e complexos, que exigem um novo comportamento de marca.

Para representar a ACIL (quase) centenária, mas com espírito jovem e cheia de energia para seguir em frente, a jovem diretoria, apoiada nos mais experientes empresários (o Conselho Consultivo Empresarial, que é formado pelos ex-presidentes), optou pela estratégia da Marca Mutante e, que como já vimos em Marca Mutante: tendência e estratégia, trata-se de uma representação visual que se caracteriza por ser mais flexíveis, dinâmicas, subjetiva, artística, entre outras. É a natureza emocional da marca.

ACIL.001

Os responsáveis pela desenvolvimento da nova marca foi o Estúdio Frente e, segundo Rodrigo Brod, “Mais do que um projeto de design, um convite a enxergar a cidade de uma forma diferente e potencializar o que há de melhor”.

O foco está na transforma(ação)! Para Alex Schmitt, presidente da entidade, “a mesma busca reinventar-se a cada dia e sendo agente de construção do futuro que se encontra em permanente estado de evolução”.

 ACIL.002

De acordo com a descrição da nova identidade visual disponível na página oficial da ACIL,

O símbolo espelha a letra “L” de Lajeado representando um exponencial crescente. Localizado na parte superior, à direita, o ícone aponta para o futuro e busca impulsionar e potencializar o desenvolvimento do município.

Os segmentos da indústria, comércio e serviços estão representados pelas três partes mutantes do ícone, constituídas de elementos básicos principais que permitem versões da marca em diferentes cores e proporções, sendo possível chegar a uma infinidade de versões.

Desta forma, em cada área de atuação, a entidade pode usar diferentes cores de identificação como, por exemplo, verde para o ambiente, laranja para inovação, roxo para o desenvolvimento, vermelho para o turismo e rosa para a comunidade, entre outros.

Podemos conferir esta descrição da marca no vídeo https://www.facebook.com/acilajeado/videos/933713950033246/

Embora quase centenária, a ACIL possui o papel de vanguarda para alavancar os negócios e dar amparo aos seus associados. Por esta razão, a escolha da estratégia de Marca Mutante está adequada como sua representação visual.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (1)

  1. Parabéns, professora Elizete, por captar com perfeição todo o processo de revitalização que resultou na adoção da marca mutante! Obrigado pela distinção deste artigo que valoriza e honra a decisão das lideranças da entidade de conduzir o processo de renovação.

    por: Antonio Juarez M. C. da Silva,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.