Estudos recentes, quer a académicos, quer das mais reputadas consultoras, vem demonstrar a relevância do envolvimento dos colaboradores para o cumprimento da missão da empresa. O mesmo se poderá dizer para a execução da estratégia e para a criação de valor das marcas.
Hoje a procura de produtividade e valor para marcas e organizações não pode apenas centrar-se na eficiência dos processos e na inovação. As vantagens competitivas obtidas por essa via são cada vez menos sustentáveis no tempo, porque são facilmente copiáveis. Mesmo a inovação, não dura mais de um par de anos, no limite.
Não é novidade que o elemento mais difícil de copiar, senão impossível, são os recursos humanos observados na ótica que envolve desde as suas competências e conhecimento até à forma como se organizam e executam a liderança.
O que é novidade são os resultados recentes de um estudo da consultora Gallup em que: apenas 30% dos recursos humanos estão verdadeiramente comprometidos com as suas empresas e/ou marcas, 50% cumprem o que lhes é pedido mas sem proatividade e 20% estão desligados do projeto ou “remam mesmo contra a maré”.
Estes factos indiciam um potencial produtividade e valor muito significativo, caso consigamos fazer com que cerca de 70% dos recursos humanos aumentem o seu envolvimento com o projeto empresarial e/ou de marca da organização onde estão inseridos.
O foco está portanto no marketing interno. Este é um dos mais interessantes desafios para 2015 e onde a relação/custo beneficio do esforço e recursos aplicados, será certamente das mais produtivas.
QUANTAS MARCAS É QUE ESTE SENHOR DOCENTE JÁ LANÇOU? GOD, MAKE ME GOOD BUT NOT YET!!!
Caro Manuel lancei algumas
http://goo.gl/UttIw1
Um Feliz 2015
António Jorge
Não entendo a reacção ao artigo…
Caro Antonio Jorge
Uma boa prenda de Natal
Um abraço
Um intessante tema para ser levado para p o interior das empresas. O mkt interno é em geral esquecido. Parabéns António !