O Envolvimento dos Colaboradores e o Valor da Marca

29 de dezembro de 2014

O Envolvimento dos Colaboradores e o Valor da Marca

António Jorge, Consultor e Docente Universitário

Estudos recentes, quer a académicos, quer das mais reputadas consultoras, vem demonstrar a relevância do envolvimento dos colaboradores para o cumprimento da missão da empresa. O mesmo se poderá dizer para a execução da estratégia e para a criação de valor das marcas.

Hoje a procura de produtividade e valor para marcas e organizações não pode apenas centrar-se na eficiência dos processos e na inovação. As vantagens competitivas obtidas por essa via são cada vez menos sustentáveis no tempo, porque são facilmente copiáveis. Mesmo a inovação, não dura mais de um par de anos, no limite.

Não é novidade que o elemento mais difícil de copiar, senão impossível, são os recursos humanos observados na ótica que envolve desde as suas competências e conhecimento até à forma como se organizam e executam a liderança.

O que é novidade são os resultados recentes de um estudo da consultora Gallup em que: apenas 30% dos recursos humanos estão verdadeiramente comprometidos com as suas empresas e/ou marcas, 50% cumprem o que lhes é pedido mas sem proatividade e 20% estão desligados do projeto ou “remam mesmo contra a maré”.

Estes factos indiciam um potencial produtividade e valor muito significativo, caso consigamos fazer com que cerca de 70% dos recursos humanos aumentem o seu envolvimento com o projeto empresarial e/ou de marca da organização onde estão inseridos.

O foco está portanto no marketing interno. Este é um dos mais interessantes desafios para 2015 e onde a relação/custo beneficio do esforço e recursos aplicados, será certamente das mais produtivas.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
15 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (5)

  1. QUANTAS MARCAS É QUE ESTE SENHOR DOCENTE JÁ LANÇOU? GOD, MAKE ME GOOD BUT NOT YET!!!

    por: Manuel Batista,
  2. Caro Manuel lancei algumas
    http://goo.gl/UttIw1
    Um Feliz 2015
    António Jorge

    por: António Jorge,
  3. Não entendo a reacção ao artigo…

    por: Miguel Alves,
  4. Caro Antonio Jorge
    Uma boa prenda de Natal
    Um abraço

    por: Pedro Homenio,
  5. Um intessante tema para ser levado para p o interior das empresas. O mkt interno é em geral esquecido. Parabéns António !

    por: João Marinho Falcão,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.