Recentemente foram divulgados alguns números sobre umas das maiores operações de e-commerce na Europa, a Zalando, empresa criada pelos irmãos Samwer, conhecidos por trazerem para o continente europeu modelos que vingaram em outros mercados (como por exemplo o CityDeal que entretanto foi vendido à Groupon ou o Payleven na área dos pagamentos móveis).
A Zalando, com um modelo muito semelhante à Zappos (que foi adquirida pela Amazon em 2009) vende roupa, acessórios e sapatos online e apresentou receitas líquidas de 1,15 mil milhões de euros em 2012, o que significa um crescimento de 125% face ao ano anterior. Estão presentes em 14 países e nos mercados mais significativos já atingiram o breakeven. De acordo com a Zalando, trata-se da primeira empresa na Europa a atingir receitas líquidas superiores a mil milhões de euros em apenas 4 anos de operação.
São números impressionantes que demonstram que o mercado não está limitado aos grandes players americanos e reforçam a importância crescente do comércio eletrónico. São também um indicador da importância que as empresas devem dar ao meio digital não apenas como canal de comunicação mas também, e cada vez mais, como canal de venda. Estratégias bem delineadas para o meio digital têm como um dos principais indicadores de sucesso o número de vendas/leads geradas e o aumento significativo das vendas através do meio digital tem sido um dos principais fatores para o aumento dos orçamentos de marketing e vendas destinados a estas plataformas.
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