Infelizmente, não se pode falar hoje de Angola sem pensar na difícil conjuntura económica e no seu severo impacto social. Mas, também não é menos verdade, que se há povo que tem demonstrado capacidade para transformar a sua já longa história de adversidades em oportunidades, esse povo, é seguramente o angolano. Talvez por isso, faça sentido, ver chegar ao mercado uma nova marca de cerveja nacional, com a assinatura ” a cerveja com garra”.
A Tigra, cujo processo de desenvolvimento, o Imagens de Marca acompanha, desde do tempo em que ainda estava no segredo dos mestres cervejeiros, da Conceituada Academia alemã Doemens, em Munique, foi finalmente apresentada ao mercado, no momento em que começa a entrar nos diversos canais de distribuição e arranca com toda a estratégia de comunicação. A crise, que está a afetar as importações das marcas internacionais do setor, é a oportunidade detetada pelo Grupo Refriango para lançar, aquele que é considerado, um dos mais importantes projetos da empresa industrial angolana, sendo o negócio que se assume com maior peso no portfolio das bebidas alcoólicas. Uma aposta da empresa a par da área dos sumos e refrigerantes.
A nova cerveja Tigra, é também mais uma demonstração de que a estratégia de investimento do grupo é mantida com a mesma “garra” de sempre. Convém lembrar que, há dois tipos de atitude que sobressaíram nos investidores em Angola na última década: os que investiram com objetivos de arrecadar riqueza num curto espaço de tempo, aproveitando o chamado movimento dos “petrodólares”, e os que investiram porque acreditam no país e no seu povo, que reinvestem no desenvolvimento de novas fábricas, novas áreas de negócio, na formação de colaboradores locais, e que estão verdadeiramente empenhados e comprometidos com uma missão maior, que passa pela necessidade de ajudar a diversificar a economia. E neste caso, podemos destacar, sem dúvida, o Grupo Refriango.
Aos cerca de 4 mil trabalhadores que já emprega nas suas fábricas e empresas angolanas, juntam-se agora mais 150 colaboradores na nova unidade industrial criada de raiz, no complexo industrial do Kikuxi para produzir a nova cerveja Tigra. Um investimento de quase 44 milhões de euros, com ambições de internacionalização, com a exportação da marca no imediato para Portugal e em breve, como refere a empresa, para os vários países onde está presente nomeadamente com a Blue, com distribuição em mais de 20 mercados. Uma marca que quer também pelo nome, representar a personalidade do consumidor angolano, na sua audácia e determinação. Este é mais um projeto que o Imagens de Marca tem interesse em conhecer melhor, é de sublinhar também a determinação do Grupo Angolano em manter a vontade de “ganhar o futuro”.
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