Na última década muita coisa aconteceu em termos de avanços tecnológicos!
Uma grande parte das tecnologias associadas á economia digital não é nova, mas o impacto coletivo da convergência está a afetar fortemente as práticas de marketing em todo o mundo. Desta convergência, emergem novas tendências, entre elas, a economia da “partilha”, a economia do “agora”, a integração omnicanal, o marketing de conteúdos e a CRM social, na vertente da gestão de relacionamento com os Clientes.
Acreditamos que esta convergência da tecnologia, mais tarde ou mais cedo, acabará por levar à convergência entre o marketing tradicional e digital.
Há novos comportamentos de consumidores que já comprovam esta convergência.
Quando um consumidor vê um novo produto na televisão que lhe interessa, rapidamente faz uma busca no seu aparelho móvel; por outro lado, quando pensam em comprar um produto em loja, pesquisam e comparam on-line. A nova geração de consumidores, sendo naturalmente digital, pode tomar decisões de compra em qualquer lugar e a qualquer momento. Apesar do conhecimento, gostam de experimentar fisicamente e comunicar com a sua rede de familiares e amigos, em resumo estão altamente conectados e vivem em rede.
O principal papel dos marketers é guiar os consumidores na sua jornada, desde a atenção até à compra ou preferencialmente à “advocacia” da marca.
Quanto mais sociais somos, mais queremos coisas feitas à nossa medida. Graças ás analises do big data, os produtos tornam-se cada vez mais personalizados e os serviços tornam-se cada vez mais pessoais. Na economia digital, a chave é potenciar estes paradoxos.
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