Luz, câmara e axão!

12 de março de 2014

Luz, câmara e axão!

Elizete de Azevedo Kreutz, Presidente do Observatório de Marcas, Editora Regional da revista científica BrandTrends e professora-investigadora da Univates - Brasil

Os novos desafios do mercado

Os processos de internacionalização do mercado exigem das empresas (e dos empresários) excelência em branding e business para manterem vivas suas marcas e ampliarem a atuação das mesmas. Em consequência, a demanda por profissionais capacitados nesta área é grande, mas poucos estão preparados para os desafios que o cenário apresenta: novas tecnologias, novos comportamentos dos públicos, nova percepção do mundo, novas necessidades, novos desejos… entre outros.

A complexidade do mundo exige um gestor de marcas com capacidade de atender às demandas, mas também antecipar-se a elas. Mais do que reação é preciso axão (reflexão e ação).

Axão – não se trata de um mero erro de português nem mesmo de um miguxês qualquer ou de um simples neologismo (pois não é tão simples assim!). É a aglutinação das palavras reflexão e ação para significar um ato estratégico para solucionar problemas, atender demandas, antecipar-se a elas, superando as expectativas. É a ação (estratégica) baseada no conhecimento e no domínio de métodos e técnicas específicos.

Refletir não significa “estar atrás de” (atrasado),  mas “estar a traz de” (em busca de/ trazer algo para próximo de si) novas ideias, novas soluções para “estar na frente de”, ser inovador em sua área, sempre consciente de que suas ações interferem no cenário. Observar, estudar, conhecer, “experenciar”, dominar os processos de construção e consolidação de marcas é o que o mercado necessita.

A reflexão leva à ação estratégica.

As estratégias são feitas de reflexão.

A ação, baseada em conhecimento e domínio de métodos e técnicas, é AXÃO.

Sem dúvidas essa palavra gera discussões, mas o fato é que: cenário, luz e câmara estão prontos, esperando para que os protagonistas entrem em axão.

Para refletir sobre a performance das marcas que se dedicam intensamente a cada detalhe, sugiro que assistam a Chama Interna do Cirque du Soleil  ou, simplesmente, a este vídeo.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (2)

  1. Parabéns! Um texto simples mas que diz muito. Eu costumo dizer que NÃO HÁ NADA MAIS PRÁTICO DO QUE UMA BOA TEORIA, pois sem uma boa teoria (reflexão) nenhuma ação prática é original e adequada. Uma pressupõe a outra, e são interdependentes e indissociáveis. AXÃO, é isso mesmo!

    por: Francisco Dias,
  2. Muito bom Elizete. Se for fazer, faça bem feito (método+ técnica)

    por: Eduardo do Rosário,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.