Era uma vez…uma marca que democratizou a restauração e influenciou os hábitos de consumo dos portugueses (…).
Vinte e cinco anos depois, não há dúvida: em Portugal, há um antes e um depois da McDonald’s.
Começa assim a história do McDonald´s na nossa coleção I´M a Brand. E esta é mais uma marca de peso e dimensão internacional que abre o baú a este formato do Imagens de Marca e nos revela o segredo da sua receita de longevidade.
Amada por uns, criticada por outros, a McDonald´s é, sem dúvida, uma marca de enorme e expressiva notoriedade. Em todo o mundo! E uma marca que, quer se ame mais ou se ame menos, impõe respeito pelo caminho de inovação constante, de aculturação que faz a cada mercado onde se insere, que procura novas soluções para os desafios que os consumidores lhe colocam, aos quais, até hoje, tem sempre conseguido responder. Levada pelos próprios consumidores a tornar-se numa marca mais saudável, aposta nos produtores locais e nos ingredientes frescos para garantir que existe mais do que hambúrguer com batata frita! Aquele que lhe deu origem e que levava as pessoas, de todo o país, a fazerem excursões para visitar um restaurante da marca. Estávamos, então, nos anos 90…
Hoje o McDonald´s é diferente. Mas para os mais pequenos continua a ser um dos programas preferidos de domingo… e o que leva os pais de arrasto para se deliciarem com um Happy Meal! Um clássico que, confesso, até a mim ainda me faz meter o nariz dentro da caixa! Há mais suspeitos por aí… certamente. Se não, como se explicam os quase 150 restaurantes que existem hoje em Portugal, 25 anos depois de ter aberto as primeiras portas ao nosso mercado?
Já não vemos filas na rua para entrar no McDonald´s. Sim, é certo! Mas será que o cliente ainda as aceitava?!… Como todas as novidades, também esta deixou de ser e evoluiu. A marca amadureceu. Mas há coisas que se mantêm intactas: a segurança alimentar (recordo-me de ter feito uma matéria sobre isso nos anos 90, quando era jornalista da Exame e desse tema ter sido o maior enfoque da reportagem na revista), as oportunidades de carreira e a paixão pela marca. Uma paixão que o Diretor Geral em Portugal seguramente tem…e há muitos anos! Ele é o exemplo máximo de uma pessoa que construiu carreira, da base ao topo, dentro da McDonald´s. Já não há empregos para a vida? Há! Temos é de estar apaixonados pelo que fazemos. Como diz a própria na assinatura dos 25 anos em Portugal: “Amor com amor se recebe”.
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