Efeito Guerrilha em tempos de crise

12 de maio de 2014

Efeito Guerrilha em tempos de crise

Carolina Afonso, especialista em marketing

Numa conjuntura em que se “contam tostões” e que os budgets de marketing já não são o que eram outrora, muitas marcas desenvolvem acções “low cost”, muitas delas no âmbito de marketing de guerrilha para comunicar junto do seu público-alvo.

Debrucemo-nos então sobre o conceito de marketing de guerrilha para vermos de que forma é possível tirar partido desta técnica e maximizar o investimento.

O conceito de marketing de guerrilha caracteriza-se por ser uma forma de publicidade inovadora que utiliza determinados instrumentos que visam atingir um grande impacto com um orçamento pequeno quando comparado com os meios de publicidade tradicionais. Trata-se, portanto, de uma tentativa de ganhar a atenção de um grande número de pessoas, a custos relativamente baixos através de um efeito de surpresa e de um efeito de difusão. Alguns dos exemplos de instrumentos de marketing de guerrilha utilizados são o buzz marketing, o marketing viral e o street marketing.

Em termos de evolução, o conceito de marketing de guerrilha tem-se modificado durante as últimas cinco décadas. Na década de 1960, muitas pequenas e médias empresas nos EUA deram os primeiros passos inovando em termos de pequenas acções de publicidade com orçamentos reduzidos mas extremamente eficazes.

Segundo Levinson todos os tipos de anúncios inovadores e atractivos pertencem ao conceito de marketing de guerrilha. Assim, o marketing de guerrilha é descrito como apelando à fantasia, sendo atípico, incomum, original, provocante, flexível, dinâmico, inovador e criativo.

A relação entre custos e benefícios pode ser melhorada mediante a intensificação do efeito de difusão para chamar a atenção do público para a mensagem publicitária. Para atingir este objetivo, as campanhas de guerrilha evocam um efeito surpresa e apelam ao inusitado. Na figura abaixo podemos ver os elementos suscitadores do efeito de guerrilha.

guerrilha_carolinaafonso

Efeito de Guerrilha (Hutter e Hoffman, 2011)

Para ilustrar o conceito e também para servirem de inspiração ficam algumas ideias de campanhas de marketing de guerrilha no âmbito de street marketing realizadas um pouco por todo o mundo.

guerrilha1_carolinaafonsoguerrilha3_carolinaafonso

guerrilha2_carolinaafonso

guerrilha4_carolinaafonso

E hoje em dia, uma boa iniciativa de marketing de guerrilha de street marketing pode e deve ser articulada através das redes sociais para aumentar o efeito difusor com recurso a instrumentos de buzz marketing e marketing viral e assim amplificar o seu efeito.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.