É Verão. (ponto)

25 de agosto de 2015

É Verão. (ponto)

Miguel Rangel, Director Comercial, Desenvolvimento e Comunicação da Fundação de Serralves

Vou neste artigo tentar adaptar-me ao contexto em que, muito provavelmente, os leitores se encontram – ou de férias e com pouca paciência para ler grandes e longos textos com raciocínios e lógicas pesadas; ou a recomeçar a trabalhar após férias e por isso com o cérebro ainda com o ritmo lento e preguiçoso das férias; ou a trabalhar mas certamente com grande redução de produtividade causada pelas muitas ausências em todo o lado. Desta forma escreverei em curtos parágrafos sobre vários assuntos que me têm chamado a atenção nos últimos tempos.

O êxodo das marcas
A racionalização dos negócios e o andamento muito lento da nossa economia têm conduzido ao êxodo de algumas marcas multinacionais do nosso país. Sectores como os combustíveis viram marcas como a Shell, a Esso, a AGIP abandonarem o nosso país conduzindo o mercado a uma elevada concentração do negócio em poucos players; no retalho alimentar marcas como a Carrefour e a Plus, poucos anos ficaram no nosso país e mesmo com mais players no mercado, a concentração é bastante elevada; mais recentemente assistimos na Banca à intenção do Banco Barclays abandonar a operação no nosso país, decisão similar à do BBVA; se a isto somarmos os rumores de fusões entre BPI e Millenium e o, ainda por definir, futuro do Novo Banco, Banif e Montepio não será de espantar se daqui a 1 ou 2 anos o número de players do sector se limitar a 4 ou 5 face aos mais de 10 que actualmente existem…a reflectir…

Olá Verão
Mesmo para quem não gosta ou não consome regularmente gelados, não pode ter ficado indiferente à campanha que a Olá nos tem vindo a presentear este Verão. Parece tão óbvio de tão simples que é colocar os mais míticos e icónicos gelados do seu Menu a trocarem piadas entre si de forma tão perspicaz que sempre nos fazem sorrir e, claramente, reforçam o statement – “partilha felicidade…e a vida sorri”. Congrats Olá…ainda há muito potencial para explorar nesta linha.

Porto.
Para terminar o artigo, uma nota para a recentemente renovada identidade da cidade do Porto que a cada peça que acrescenta na rua, reforça o valor com que foi criada. Há poucos dias cruzei-me com um carro da Policia Municipal já decorado com a nova imagem e para além da palavra “Polícia” se ver a largos metros dada a sua clara e límpida leitura termina, tal como no logotipo da cidade, com um assinável ponto final. Como “quem conta um Conto acrescenta um Ponto” também, ponto a ponto, a cidade vai ficando mais organizada no que à Comunicação diz respeito.

Ponto final, fico-me por aqui.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.