“É pró menino e prá menina ehoh…”

18 de abril de 2013

“É pró menino e prá menina ehoh…”

Miguel Rangel, Director de Marketing Prio Energy

O caso dos sites de anúncios classificados é um verdadeiro paradigma da realidade atual do nosso país e, mais do que isso, um exemplo de como as crises podem ser sinónimos de oportunidades.

Há poucos anos atrás se algum de nós quisesse vender algo que tinha a mais em casa, teria algumas alternativas:

- dirigir-se ao supermercado mais próximo e afixar um anuncio no placard de anúncios grátis com o número de telefone e aguardar por um telefonema de volta;

-  se fosse um automóvel ou outro veículo poderia colocar um papel no vidro anunciando a intenção de vender e até o preço a cobrar;

- passar a palavra entre os amigos, colegas de trabalho, conhecidos e esperar que alguém estivesse disposto a comprar o que queríamos vender ou até divulgar essa intenção a outros;

- contactar um jornal diário e colocar um pequeno anuncio assumindo para tal algum custo em função do tamanho e destaque do mesmo bem como pela repetição do anuncio, se assim entendesse;

Em qualquer um destes casos a probabilidade de sucesso era bastante baixa e falível não sendo, por isso, o mercado de 2ª mão um mercado muito atrativo.

Com a crise tudo mudou…viramo-nos para dentro, procuramos o que tínhamos em casa e que entendemos ainda por ter algum valor para outros e surgiram muitas, mas mesmo muitas, intenções de venda. Voltando à lista quem acima descrevi, em 2013, passou a ser:

-  abrir os sites OLX ou Custo Justo e em 5 mins estão 2 anúncios colocados ao dispor de milhares de pessoas;

- no 6º minuto postar no facebook a intenção de venda e temos os amigos, amigos dos amigos e amigos destes a saber da nossa intenção;

Custo desta operação de venda – €0; impacto da mesma – largos milhares de pessoas;

Os genes de hábeis comerciantes que correm no sangue dos portugueses rapidamente fizeram proliferar os sites de vendas e anúncios online e hoje são, a julgar pelos blocos publicitários dos canais de televisão, uns dos principais anunciantes crescendo, por isso, em espiral o volume de negócios associado ao mercado de 2ªmão.

Fazendo, curiosamente, uso do mesmo tipo de ferramenta publicitária assente na criação de um jingle musical, os 2 principais sites deste tipo de anúncios - OLX e Custo Justo – batalham-se na media por conseguir conquistar o top of mind dos vendedores. Está a ser uma disputa interessante, mas a julgar pelos pequenos lá de casa o “é pró menino e prá menina ehoh…” vai na frente – Boas vendas!

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
6 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.