O ator e realizador de cinema Woody Allen disse: “Eu estou interessado no futuro, porque é o sítio onde vou passar o resto da minha vida”, por isso neste artigo optei por refletir sobre o que será o futuro da função de Diretor de Marketing.
Ninguém tem uma bola mágica para adivinhar como será o futuro da função de Diretor de Marketing mas, com uma grande certeza, podemos contar – o futuro diretor de marketing terá que estar, mais do que nunca, preparado para um constante evolução e mudança.
O futuro diretor de marketing terá três características principais: a mente de engenheiro ou de matemático; a sensibilidade de um artista e a narrativa de um jornalista ou escritor.
No curto e longo prazo, o CMO (Chief Marketing Officer) deve ser capaz de tomar decisões com base nos dados que se recolhem em tempo real. O departamento de marketing tradicional, como tal, não existe mais. Evoluiu para um laboratório de investigação genuína, onde as hipóteses são levantadas e as validações são baseadas numa metodologia científica e quantificada.
Por outro lado, deverá ter destacada a sensibilidade de um artista. Nesse sentido pode intuir quais os produtos e as mensagens mais interessantes para o público-alvo a que se destina. A criação de um serviço/produto que é notável pela sua autenticidade e desejo em adquiri-lo. A exclusividade, o design, o valor – todas as grandes marcas distinguem-se por ter ou oferecer algo único.
Finalmente, o CMO do futuro saberá também despertar o interesse do seu público-alvo para a sua impressionante capacidade de contar histórias relacionadas com a sua marca. Assim, deverá rodear-se de uma equipa com grande capacidade de comunicação, com a qual pode gerar envolvimento com o seu público.
O atual diretor de marketing já é digital e está em permanente conectividade, a viver e a pensar em rede, em multicanal, já está a pensar num mercado global.
No futuro este mesmo diretor de marketing será um profissional com capacidade de se adaptar a mudanças marcadas por um tempo cada vez mais curto.
Será obrigatório ter um talento natural para a transformação, para a criação de novos cenários numa constante evolução e reciclagem de conhecimento.
O futuro diretor de marketing terá mais informação do que nunca, mas terá que tomar decisões mais rápido e com mais precisão.
Estou interessado no futuro do marketing, porque é o lugar onde vou para passar o resto da minha vida profissional.
Vemo-nos no futuro.
Miguel, um óptimo post.
No entanto, acrescentaria – para além do Engenheiro, do Artista e do Escritor – o papel de psicólogo. Sem essa “personagem”, considero que o Marketing está (e estará) incompleto. Explico aqui: https://franciscoteixeira.com/2016/11/21/procura-um-assistente-de-marketing-leia-isto/
Um abraço