Estar presente no Twitter implica a elaboração de um plano estratégico de comunicação integrada, e dentro deste plano é que deverá analisado se o Twitter é ou não a plataforma mais indicada a uma determinada campanha, marca, produto ou empresa.
Segundo um estudo do Forrester Research Institute, o Twitter concentra um maior número de utilizadores entre 35 e 49 anos (42% do total de utilizadores), sendo que os indivíduos entre 25 e 34 anos representam cerca de 20%. Ou seja, maioritariamente são utilizadores em idade activa e com poder de decisão.
Segue-se algumas das vantagens desta rede:
- Resposta rápida da empresa – O Twitter é o meio mais rápido para que a empresa publique uma resposta a qualquer situação. Seja uma crítica, uma crise, ou apenas um elogio;
- Proximidade com cliente final – A possibilidade de usar o Twitter como meio de comunicação directa é infinita. Pode-se chegar ao cliente final e a todos os interessados através de uma única mensagem. Basta apenas saber como utilizar os 140 caracteres para chegar a todos e fazer com que se interessem;
- Monitorização da Reputação e Notoriedade da marca – Através do Twitter temos acesso imediato a uma quantidade enorme de informação que não é controlada e nem filtrada por ninguém. O Twitter com todas as ferramentas complementares de monitorização pode ser muito importante na gestão da reputação da marca e também pode dar-nos uma indicação da notoriedade da marca, pois é possível medir quantas pessoas estão a comentar sobre a empresa e seus produtos e quais as suas opiniões sobre estes;
- Credibilidade – A presença no Twitter, confere uma maior credibilidade às empresas, pois o consumidor sabe que será “ouvido” e que terá uma resposta às suas dúvidas, críticas e sugestões.
Contudo, para que as marcas possam tirar partido destas vantagens terão que primeiramente definir a sua estratégia, assegurar que dominam o funcionamento do Twitter e garantir que têm recursos que assegurem a interacção com os seguidores. Um dos factores críticos de uma estratégia de Twitter bem-sucedida é precisamente que a marca tenha capacidade de fomentar a participação constante e sempre com mensagens de valor acrescentado aos utilizadores do Twitter.
Se por um lado, o Twitter parece ser a resposta certa para a comunicação de muitas empresas, por outro também pode funcionar ao contrário. Isto porque qualquer pequena falha pode desencadear uma crise, que terá de ser gerida de forma rápida, eficiente e nos meios em que foi iniciada.
Seguem-se algumas dicas para quem está a pensar iniciar a sua presença nesta rede:
- Entre devagar e entenda como a ferramenta funciona;
- Não siga muitos utilizadores com a intenção de que eles o sigam;
- Interaja sempre;
- Publique conteúdo de qualidade;
- Faça atendimento ao cliente e promoções.
Resta-me terminar com uma mensagem ao jeito do Twitter: @seguidores Imagens de Marca, votos de uma #Páscoa Feliz!
Comentários (0)