Celebration

20 de julho de 2016

Celebration

Miguel Rangel, Director Comercial, Desenvolvimento e Comunicação da Fundação de Serralves

A Inditex, empresa dona de marcas como a Zara, Massimo Dutti, Pull & Bear, Bershka, Oysho, entre outras é grande, é muito grande. Mais de 7.000 lojas espalhadas por 91 países. Trabalham no grupo mais de 150.000 pessoas de 90 nacionalidades e que falam 45 línguas diferentes. Em 2015 ultrapassou os 20.000 milhões de euros de vendas e um resultado líquido de quase 3.000 milhões de euros. Já este ano, entre Fevereiro e Abril, a empresa criou mais 11.900 postos de trabalho e as vendas cresceram 12% face ao mesmo período do ano anterior.

Só em ativos imobiliários, a empresa detém um património de mais de 6.000 milhões de euros fazendo com que o seu principal acionista e fundador Amancio Ortega seja, hoje, o homem mais rico da Europa e o segundo mais rico do mundo de acordo com o ranking de 2016 da revista Forbes.

Creio que o Sr. Ortega sabe, sem grande dificuldade, o quanto vale a sua empresa, os seus negócios, a sua fortuna mas o que talvez não tivesse bem a noção era de quanto valia, certamente, o “seu” maior património – as pessoas que para ele trabalham. No passado 28 de março, para além de completar 80 anos, o Sr. Ortega comprovou que tão valioso como ter lojas nas melhores localizações de cada cidade, produtos de boa qualidade, um atendimento e serviço distintivos, é ter uma equipa coesa e motivada em torno da sua liderança. No dia 28 de março, alguns milhares de colaboradores da empresa foram desafiados a participar num flashmob de celebração do 80º aniversário do seu fundador e o resultado pode ser visto aqui.

As marcas do grupo Inditex revelam-se como case studies mundiais na área do Marketing uma vez que é conhecido o seu não investimento em publicidade. Por outro lado, até este dia, eram conhecidas pouco mais de meia dúzia de fotografias de Amancio Ortega dada a sua extrema preocupação em ser discreto, e até quase anónimo, em termos de exposição pública e mediática.

Razões por isto para pensar porque razão este vídeo terá acontecido? E porque razão, de um momento para o outro, Amancio Ortega passa da completa discrição para uma exposição massificada, e até frágil, dada a forma emocionada como se apresenta no video?

Na minha opinião, este primeiro mas muito grande passo da até então “hermética” Inditex, é uma demonstração ao mesmo tempo de humanidade e agradecimento ao seu líder, mas ao mesmo tempo de valorização das suas equipas pois, no final de tudo, essa é a principal imagem que se retém. Amancio Ortega é o protagonista mas a história conta-se com as pessoas que para ele trabalham, por isso creio que este vídeo mais do que enaltecer o seu fundador acaba por ser uma ferramenta de reforço e motivação do maior ativo das empresas – os seus colaboradores.

A partir desse dia a Inditex passou não só a mostrar a emoção e normalidade do seu líder, mas também a reforçar que mais importante e forte do que os números das suas vendas são as suas pessoas – sem dúvida um excelente motivo para celebrar.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.