Este convite do Imagens de Marca dá-me a oportunidade de partilhar, como Presidente do ICAP, os benefícios da Auto-Regulação da Publicidade e da Comunicação Comercial.
Quanto a nós, a Auto-Regulação é o melhor caminho a seguir pelas partes interessadas/intervenientes, complementando a legislação, estabelecendo códigos relevantes e compreensivos, que respondam ás necessidades das partes envolvidas, prevendo uma monitorização eficaz da aplicação dos compromissos assumidos e uma alternativa mais fácil e acessível na resolução de litígios.
Tendo como base uma brochura publicada pela EASA ( The European Advertising Standards Alliance), organização que o ICAP integra, enuncio mais vantagens que a Auto-Regulação nos pode proporcionar, a saber:
1 – O VALOR da Publicidade Responsável
- Fomenta o emprego e o crescimento económico (v.g. na Irlanda por cada 1 euro investido, em Publicidade, são gerados 5,7 euros na Economia em geral)
- Financia os meios de comunicação social o desporto e a cultura
- Actua como impulsionadora de normas bem implementadas e eficazes , certificando-se que a publicidade é legal, decente, honesta e verdadeira
2 – A Publicidade Responsável é BOA PARA OS CONSUMIDORES
- Protege-os de práticas ilegais e lesivas, ofensivas e enganosas, quer nacionais ,quer internacionais
- Possibilita-lhes manifestarem-se gratuitamente as suas preocupações, junto do organismo nacional de Auto-Regulação – ICAP@ICAP.PT
- Garante-lhes um tratamento rápido e imparcial das suas reclamações
3 – A Publicidade Responsável é BOA PARA AS EMPRESAS
- Ajuda a manter a confiança dos Consumidores nas Empresas/Marcas e garante a boa reputação das mesmas
- Garante que as normas publicitárias são independentes , imparciais e aplicam-se a todos, independentemente da sua dimensão
- Desafia a uma resposta rápida ás novas formas de publicitar
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