O comércio online continua a crescer a bom ritmo e hoje ninguém duvida da sua importância para o sucesso das empresas. Mas o ritmo alucinante a que o consumidor e o mundo à sua volta mudam, obriga a atenção redobrada sobre as tendências que se poderão afirmar no curto prazo e a preparação atempada para podermos lidar com essas mudanças.
O crescimento do mobile é sem dúvida um dos fatores mais relevantes a ter em conta nos próximos tempos, e se hoje já muitas empresas que pensam em formas de garantir a correta adaptação dos seus sites para mobile, já há quem esteja a trabalhar no próximo patamar, desenhando experiências de utilização otimizadas para equipamentos móveis, e, tirando partido do melhor que o mobile tem para oferecer ao mesmo tempo que procuram “atenuar” o impacto dos pontos menos fortes. Intimamente ligada a esta tendência está a procura de inventário mobile que tem vindo a aumentar, embora o preço desse mesmo inventário, contra as expetativas do Google, continue a comparar menos bem com o inventário de publicidade no PC (o que tem penalizado as contas do Google à medida que tem havido uma transição do investimento para mobile).
Outra tendência relevante da internet e que pode ter impacto no comércio eletrónico é a do aparecimento e valorização do conteúdo de formato longo. Até há bem pouco tempo o mercado defendia que os internautas procuram apenas conteúdos de curta duração mas recentemente têm surgido estudos que evidenciam o interesse em conteúdos mais longos e que por isso conseguem dar mais informação, de forma mais contextualizada conseguindo demonstrar muito melhor o nosso nível de conhecimento sobre um determinado tema e tendo hoje mais visibilidade nos motores de busca.
Descrições e vídeos demasiados curtos para vender os nossos produtos e serviços podem ajudar a despertar o interesse, mas no momento da decisão de compra o consumidor começa a procurar informação detalhada que lhe possa dar mais segurança. A diferença entre um post com um pequeno texto sobre como gosto de um produto ou um blog reconhecido fazendo uma análise das vantagens e desvantagens de determinado serviço em comparação com outros é, e sempre foi, clara. O que está a mudar é a disponibilidade dos consumidores para despenderem tempo nesses conteúdos mais longos.
O processo logístico de entrega tem também evoluído de forma significativa nos últimos tempos e será um dos principais diferenciadores no curto prazo. Entrega no próprio dia é já hoje um realidade e quem o conseguir fazer eficientemente e a um preço atrativo terá seguramente uma vantagem competitiva sustentável face à concorrência.
Muitas outras tendências terão impacto na forma como o comércio eletrónico vai evoluir: o trabalho que está a ser feito em big data e o que isso vai permitir em termos de lead nurturing, remarketing e personalização entre outros. Mas o aspeto a realçar é que a evolução constante e muitas vezes disruptiva em termos tecnológicos a que hoje assistimos obriga os marketeers a repensarem constantemente a sua abordagem ao comércio eletrónico.
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