É sempre assim. Aproxima-se o fim do ano e começam a aparecer os top+. Não fugindo à regra, gostava de partilhar convosco aquelas que na minha opinião foram campanhas marcantes em 2014. Não são necessariamente as mais criativas ou as mais eficazes, embora sejam todas muito fortes nestes dois critérios. Aquilo que as faz estar neste meu ranking, é o facto de terem contribuído de alguma maneira para mudar o mercado mundial da publicidade.
Sem mais demoras, aqui estão os 14 eleitos sem nenhuma ordem em especial, apenas porque sim.
#14 IBM The world smallest movie
criado pela Ogilvy, NI
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Um anúncio feito através do controlo de átomos. É o que se chama de levar a inovação ao mais pequeno nível. |
#13 Poo Pourri, “Girls Don’t Poop”
criado pela The Harmon Brothers
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É a prova de que até o produto mais confrangedor pode ser comunicado sem vergonhas. É também a prova de como até mesmo negócios de nicho podem beneficiar fortemente de um plano de comunicação agressivo. |
#12 HTC – Ask the internet
Criado pela Deutsch L.A.
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Este anúncio representa o reconhecimento de que hoje, os consumidores avaliam os produtos com base no que os outros dizem online. E a marca teve a coragem de incentivar os consumidores a fazerem isso mesmo. |
#11 – Samuel Adams – HeliYUM
Criado pela Kindred SF
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Um excelente exemplo de como cada vez mais se tira partido não só do contexto (este spot foi feito para o dia 1 de Abril) na publicidade, como se adequa este à comunicação no social media. Este filme reúne todos os ingredientes certos. |
#10 Go Pro – Hero 4
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Um filme de uma qualidade extraordinária, inteiramente filmado em 4K com uma camera que custa 380€ . Cada vez mais o valor investido na criação de conteúdos pode ficar concentrado naquilo que realmente faz a diferença: a criatividade humana. |
#9 Cardstore – World toughest job
Criado pela Mullen, Boston
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Um insight poderoso continua a ser a peça chave para uma campanha poderosa. E a prova de que não é preciso grandes budgets de produção para fazer campanhas maravilhosas. |
#8 HBO – “Awkward Family Viewing”
Criado pela SS+K, NI
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Mais uma campanha com um insight brilhante. E um ponto a favor das campanhas que capitalizam em cima da autenticidade das relações, ao invés de construírem sobre uma imagem de perfeição inexistente, como tantas campanhas em Portugal o fazem. |
#7 Under Armor – “Misty Copeland”
Criado pela Drogba5, NI
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Baseado numa história verdadeira. A história certa. Uma história de desafio e de quebra de todos os estigmas. Uma história de vitória. Autêntica. Libertadora. Empowering. Tudo atributos altamente desejados pela marca. |
#6 CHANEL N°5 – The One That I Want
Criado por Baz Luhrmann
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Acho este exemplo muito interessante pelo facto de revelar que até a indústria de perfumaria, que demonstra ser altamente tradicional na forma de comunicar, está a mudar, começando a pensar primeiro na produção de spots para youtube, com maior duração e só depois para os outros meios. |
#5 Wren –First kiss
criado por Tatia Pilieva
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Um spot suportado em cima de uma experiência social. É certo que não é feito com pessoas comuns – são actores habituados a beijar frente às cameras. Ainda assim, revela que este é um campo rico em inspiração para potenciais campanhas. |
#4 New Castle – if we made it
Criado pela Droga5, NI
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Mais do que o spot em si, é todo o conceito por detrás da campanha que é simplesmente brilhante e revela um conhecimento profundo de como hoje os consumidores olham para a publicidade. Vale a pena ver o caso, bem como os spots em si. |
#3 – Coca cola – Parents
Criado pela Santo, Buenos Aires
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Mais um insight profundo, concretizado através de uma harmonia divina entre um tom de campanha altamente positivo, e o mostrar aqueles momentos de vida que são tudo menos perfeitos. |
#2 Truemove H – Giving
Criado pela Ogilvy, Tailândia
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É a demonstração de como um bom storytelling, é bom em qualquer parte do mundo. E de que cada vez mais marcas estão a apostar neste caminho. |
#1 Devil’s due – Devil Baby Attack
Criado pela thinkmodo
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Pregar partidas e filmar reações, tem-se afirmado como uma das melhores técnicas para criar efeitos virais. Esta partida, criada para promover um filme de terror, transformou-se num dos anúncios mais partilhados de 2014. |
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