Com o final do ano, chega também o habitual período de revisão e análise dos principais factos e acontecimentos. Sem querer fugir à tradição, deixo-vos a minha lista das 10 melhores histórias publicitárias de 2013.
Este ano foi muito rico para a publicidade. É um ano onde se nota claramente uma mudança de forma e conteúdo. A publicidade, a boa publicidade, sempre viveu de histórias. Acontece com o passar do tempo, com a mudança de hábitos dos consumidores, bem como o seu maior estado de informação, as histórias contadas pela publicidade deixaram de ser interessantes. Faltava-lhes profundidade e adequação aos actuais meios. Em 2013, assistimos pois à revolta dos espíritos inconformados da publicidade e um regresso da relevância às histórias publicitárias. Assistimos também a um adequar dessas histórias à realidade e hábitos das pessoas na actualidade.
Mas julguem por vós próprios. Aqui estão, na minha opinião, as 10 melhores histórias publicitárias de 2013:
A história tem um fim previsível. Mas não deixa de ser significativo ver um pais como a Tailândia que não tem tradição em storytelling cinematográfico, a produzir um vídeo com esta força e valores de produção.
Uma história com todos os ingredientes: dramatização de uma situação marcante, emoção, fim inesperado e uma mensagem simples mas que nos toca na alma, e que reflecte o posicionamento da marca.
Este ano foi marcado pela entrada em grande no universo publicitário de segmentos de produtos que tradicionalmente não investiam em publicidade – pelo menos não em publicidade que rivalize com o que de melhor se faz. Mas foi o que a pouporri fez. E a história não se fica pelo vídeo. Convido-vos a ver o site da marca e vejam como este vos conduz para a compra deste inovador e convincente produto.
As operadoras de telecomunicações estão tipicamente entre os maiores anunciantes. Não é fácil por isso encontrar um ângulo que lhes permita destacarem-se. A Three conseguiu recorrendo a um gimmick – um pónei, que se tornou verdadeiramente viral. O interessante, é que souberam explorar bem a história, que começou num vídeo/anúncio, mas que migrou para uma plataforma Web para enviar cartões de natal e se transformou num icon diferenciador no site da marca.
A utilização de Bebés na publicidade sempre foi uma garantia de notoriedade e empatia. Mas num mundo cada vez mais povoado de filmes e pequenos vídeos de bébés, é possível uma marca distinguir-se? A Evian consegue. E fê-lo uma vez mais, numa história divertida, memorável e absolutamente proprietária.
Sim, a história é batida, pirosa e muito manipuladora. E o produto em causa (videochat) nem sequer resolve o problema apresentado (distancia física). Mas funciona. E funciona porque é real. Porque é sentida. Este vídeo, com mais de 3 minutos mostra o poder das histórias reais na publicidade, quando muito bem contadas.
É uma americanada pegada. Admito. Mas é brilhante o facto de não se terem ficado pelo vídeo. O terem continuado a história, pedindo às pessoas para darem um nome ao potro foi um truque simples mas altamente eficaz.
Numa era em que tudo o que é artificial é altamente atacado, Ter um sumo concentrado que consegue fugir a esta temática é brilhante. E Robisons consegue-o ao centrar-se nos (spoiler alert!) laços pai e filho e numa certa nostalgia que é absolutamente tangível para os que hoje são pais e foram ontem crianças dos tempos dos sumos concentrados e filhos dos pais ausentes. História bem contada e muito sentida, para quem faz parte do target.
2. AT&T – Kids
Muitas pequenas histórias. Reais (mais ou menos). Com crianças. Com piada. Com mensagens curtas, simples e que no fundo, resumem aquilo que queremos de um operador de telecomunicações. É a vingança do formato de 30” que nos lembra que nem sempre precisamos de muito tempo para contar uma boa história. Nem de um grande orçamento de produção.
Esta campanha tem tudo. Força, emoção, relevância, distintividade, e uma reconciliação absolutamente maravilhosa entre os meios mais e menos tecnológicos. Uma campanha que no seu todo, gostaria de ter sido eu a fazer….
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