Hoje em dia estamos constantemente ligados à internet e acompanhamos minuto a minuto os temas que nos interessam e o quotidiano dos nossos amigos. E há marcas que sabem tirar partido disso mesmo!
No final da semana passada os Estados Unidos aprovaram uma lei que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O tema tornou-se rapidamente viral e muitas empresas aproveitaram a oportunidade para se associarem à causa e tirarem partido da enorme onda de aprovação que varreu a internet (apesar de ser um tema polémico e, obviamente, com muitas pessoas contra a nova lei, o sentimento predominante na internet foi de contentamento).
Algumas empresas incorporaram novas funcionalidades nos seus produtos, a com mais impacto terá sido a introdução pelo Facebook da opção de fundo arco-íris para as fotos de perfil mas a Uber por exemplo passou a representar as suas viaturas no mapa com uma bandeira arco-íris (que foi disponibilizado logo no início de junho para celebrar o mês de orgulho gay, mas acabou por ser interpretado como uma reação à decisão do Supremo Tribunal dos EUA).
Outras responderam com campanhas em social media. Algumas já preparadas há algum tempo em antecipação da decisão esperada, como por exemplo a Mastercard e a Ben & Jerry’s que disponibilizaram vídeos e fotos comemorando o evento nas suas contas oficiais, outras foram reagindo no momento, a AT&T e Hillary Clinton alteraram os seus logotipos para utilizarem as cores do arco-íris.
As marcas estão cada vez mais próximas dos consumidores e compreendem a importância de fazerem parte dos momentos chave da vida dos seus clientes. Muitos conseguiram com as campanhas que fizeram na semana passada aproximarem-se ainda mais dos seus clientes. Com algum planeamento e capacidade de resposta, pequenas ações conseguem hoje entregar grandes resultados!
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