O maior site de e-commerce do mundo entrou a semana passada em bolsa nos Estados Unidos e conseguiu 21,8 mil milhões de dólares naquele que foi o maior IPO na história dos EUA.
Em termos de transações atingiram em 2013 um volume de 240 mil milhões de dólares, mais do dobro da Amazon e o triplo do eBay, mas o que mais impressiona são os 231 milhões de compradores que teve em 2013 e que de acordo com análises do mercado terão feito em média 49 encomendas ao longo do ano. São números impressionantes de uma empresa que hoje vende um pouco de tudo em mais de 200 países e é responsável por 60% de todas as encomendas entregues na China.
O sucesso deste projeto e o seu crescimento continuado são a prova da importância crescente do e-commerce e da dimensão muito significativa que já atingiu um pouco por todo o mundo. Em Portugal o crescimento também tem sido grande mas existem ainda muitas oportunidades para as empresas portuguesas não só se adaptarem aos novos padrões de consumo dos portugueses mas também se darem a conhecer ao mundo e conseguirem novas fontes de receita.
Lê