A optimização da ZON

22 de novembro de 2013

A optimização da ZON

Miguel Rangel, Director de Marketing Prio

Este é um espaço de opinião e por isso mesmo o que aqui escrevo não passa da minha perspectiva sobre este tema sem que mais nenhuma informação tenha do que a de um mero observador atento à publicidade e comunicação que se vai fazendo pelo nosso país.

Dito isto, chamou-me nos últimos tempos à atenção o mais recente anuncio da ZON ao produto “ZON4i” e a sensação que se tem é que esta marca está em mutação, em movimento a caminho de algo – o filme de 1 minuto revela planos irreverentes, bem filmados, alguns a querer tocar o ousado e provocador; com bons efeitos especiais, bem ritmado por uma música forte, de discurso confiante, afirmativo, moderno e urbano e para culminar tudo isto, uma miúda gira, em poses sensuais, divertidas, bem conseguidas e com a qual rapidamente se ganha empatia – ou seja, até aqui esta descrição poderia perfeitamente ser a de um anuncio da…OPTIMUS!!! (não a de hoje, mas a de há uns 7/8 anos atrás); mas não, é um filme da ZON, sua actual irmã por afinidade mas que parece transparecer um primeiro passo rumo à união…

O processo de fusão de empresas é muito mais simples e claro do que o da fusão de marcas; nas empresas 1+1 vai ser igual a 2 ou em muitos casos até a 2,5 ou 2,8 ou até 3… penso que este será o caso da ZON OPTIMUS; mas já no caso das 2 marcas, tenho muitas dúvidas que 1+1 ultrapasse 2. Numa fusão de marcas perde-se sempre alguma coisa; pode ser uma parte da identidade, quem sabe uma parte dos clientes, quem sabe também uma parte dos atributos ou valores, pois há que fazer escolhas, há que deixar cair alguns valores do passado e do presente para com outros –novos – se conquistar algo mais no futuro.

Creio que é neste dilema e nesta discussão que os responsáveis pelas duas marcas devem estar a ter por estes tempos. O que se ganha por manter só OPTIMUS como operador global de comunicações? O que se perde se a OPTIMUS desaparecer e apenas se usar ZON? O que perdem ambas as marcas se uma terceira aparecer? Estes são os cenários mais imediatos mas outras combinações existirão certamente…

Querem a minha opinião? OPTIMUS deveria ser a marca única; Porquê? Creio que é mais marca; mais marca para o futuro, mais marca até para outros mercados… tem mais Mundo à frente e mais Mundo dentro dela…

Ao ver o filme ZON4i percebe-se que a linha que separa a ZON da OPTIMUS parece que se quer que seja ténue e que provavelmente se tornará ainda mais fina, mais imperceptível até que desaparecerá e ficará uma das duas… meus caros leitores, posso estar errado, mas creio estarmos a assistir ao processo de Optimização da ZON…

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
5 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.