Sei é que, nunca se deve confundir estratégia de marketing com táticas de comunicação.
Marketing está relacionado com o posicionamento pretendido para a sua marca. Após estudar o mercado em que opera e os comportamentos dos consumidores alvo, deve-se desenvolver um plano de comercialização que integre todas as variáveis do marketing, bem como as operações de vendas.
Comunicação será sempre o passo seguinte; devemos ter bem claro quais são os nossos objetivos de comunicação, mensagens e públicos. Será através de um processo criativo eficiente (habitualmente desenvolvido por agências especializadas), que deve ser desenvolvido todo o tipo de atividade de comunicação, para facilitar a compreensão da mensagem. A eficiência das campanhas depende diretamente da relevância do conteúdo produzido.
Redes sociais, são mais um canal; servem para distribuir conteúdo, mas apresentam várias vantagens, como a relação custo / benefício, o tráfego crescente e o engagement, ou seja, o aprofundar do relacionamento com as audiências que nos interessam.
De acordo com a mudança de hábitos de consumo e com a democratização do acesso à internet, uma busca no google, pode originar um “click” num anúncio digital e que pode terminar com uma venda através de uma plataforma de e-commerce.
Para entender como tudo isto funciona, as empresas terão necessariamente de evoluir na sua organização e recursos, e passar para uma nova era de marketing management.
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