A Marca enquanto Património Histórico

26 de fevereiro de 2015

A Marca enquanto Património Histórico

António Jorge, Consultor, Executivo e Docente Universitário

Uma marca enquanto elemento agregador das atividades de uma empresa para satisfazer os seus consumidores ao longo do tempo, comporta em si essa história.

A história de uma marca, tem relevância sobre várias perspetivas, desde logo como elemento diferenciador para o consumidor, depois para a cultura da própria empresa; mas também, não menos importante, para História, para a Sociologia, para o Design e para Comunicação.

Sendo a diferenciação e a cultura da empresa assuntos eminentemente da gestão e do marketing e, amplamente discutidos, foquemo-nos no contributo da história das marcas para as outras áreas referidas.

A história de uma marca, das marcas de uma industria, ou de um País, constitui uma realidade dinâmica que, como referi, visa a satisfação dos seus consumidores. Essa dinâmica reflete a história e os fenómenos sociais de uma sociedade. Assim, as marcas constituem um património relevante para a análise histórica e social. Como exemplo temos a diversificação de produtos efetuada na industria dos refrigerantes, na procura de bebidas mais saudáveis.

O logótipo, a identidade visual de uma marca e as suas peças de comunicação sofrem, ao longo do tempo, ajustamentos dinâmicos com os mesmos propósitos de diferenciação e satisfação dos consumidores e, por consequência, refletem as tendências artísticas inerentes ao design e aos estilos, formatos e mensagens de comunicação vigentes num determinado período. Esta realidade é importante para a compreensão destes fenómenos, veja-se o exemplo das campanhas bennetton nos anos 80 e 90.

A história de uma marca constitui, pelo exposto, um património coletivo relevante que deve ser objeto de atenção das empresas como um contributo para a sociedade, a par com a responsabilidade social. Por isso muitas empresas têm já o seu museu, por exemplo a Guinness, em Dublin, e as caves de vinho do porto em Gaia.

Muitas outras preservam o seu acervo mas ainda não encontraram forma de o tornar acessível ao público. Eis mais um desafio e uma oportunidade para os marketeers.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.