A Marca enquanto Património Histórico
26 de Fevereiro de 2015 em Opinião
Uma marca enquanto elemento agregador das atividades de uma empresa para satisfazer os seus consumidores ao longo do tempo, comporta em si essa história.
A história de uma marca, tem relevância sobre várias perspetivas, desde logo como elemento diferenciador para o consumidor, depois para a cultura da própria empresa; mas também, não menos importante, para História, para a Sociologia, para o Design e para Comunicação.
Sendo a diferenciação e a cultura da empresa assuntos eminentemente da gestão e do marketing e, amplamente discutidos, foquemo-nos no contributo da história das marcas para as outras áreas referidas.
A história de uma marca, das marcas de uma industria, ou de um País, constitui uma realidade dinâmica que, como referi, visa a satisfação dos seus consumidores. Essa dinâmica reflete a história e os fenómenos sociais de uma sociedade. Assim, as marcas constituem um património relevante para a análise histórica e social. Como exemplo temos a diversificação de produtos efetuada na industria dos refrigerantes, na procura de bebidas mais saudáveis.
O logótipo, a identidade visual de uma marca e as suas peças de comunicação sofrem, ao longo do tempo, ajustamentos dinâmicos com os mesmos propósitos de diferenciação e satisfação dos consumidores e, por consequência, refletem as tendências artísticas inerentes ao design e aos estilos, formatos e mensagens de comunicação vigentes num determinado período. Esta realidade é importante para a compreensão destes fenómenos, veja-se o exemplo das campanhas bennetton nos anos 80 e 90.
A história de uma marca constitui, pelo exposto, um património coletivo relevante que deve ser objeto de atenção das empresas como um contributo para a sociedade, a par com a responsabilidade social. Por isso muitas empresas têm já o seu museu, por exemplo a Guinness, em Dublin, e as caves de vinho do porto em Gaia.
Muitas outras preservam o seu acervo mas ainda não encontraram forma de o tornar acessível ao público. Eis mais um desafio e uma oportunidade para os marketeers.
URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/a-marca-enquanto-patrimonio-historico/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.