Lançar uma marca é um empreendimento que consome significativos recursos e energias. Se numa empresa de grande dimensão não faltam ambos os fatores, já numa start-up, o primeiro é sempre escasso e o segundo abunda.
É nesta realidade de start-up cumulada com um produto ou serviço B2C que o lançamento por via de uma loja pode ser uma opção altamente vantajosa e recomendável; não sendo no entanto desprezível, no caso de uma grande empresa.
A vantagem de efetuar o lançamento através da abertura de uma loja resolve o problema dos recursos necessários para construir notoriedade de marca; uma vez que uma localização em zona frequentada pelo target e uma boa fachada/montra se encarregam de o fazer.
A loja permite ainda ao empreendedor um conjunto de vantagens, em minha opinião, inigualáveis:
- Proximidade e Relação com o Target: Uma loja aberta implica a interação com cliente, dando a possibilidade de o conhecer melhor e trabalhar uma relação de fidelização.
- Configuração e Melhoramento do Produto/Serviço: Se num estudo de mercado, eventualmente necessário no pré-lançamento, se obtém uma definição do produto ou serviço baseada numa amostra; numa loja tem-se a possibilidade de ouvir o cliente em permanência e, não raras vezes no caso das start-up, ajustar o produto ou serviço em função do feedback imediato e real que o cliente dá.
- Reduz o Risco de Saída do Negócio: Hoje é possível abrir uma loja do tipo pop-up, isto é, com um compromisso bem definido no tempo e no custo e, após este, efetuar um balanço e decidir em conformidade.
- Adquirir Conhecimentos Transferíveis: Este processo inicial permitirá adquirir conhecimentos sobre o negócio dos futuros parceiros retalhistas, criando condições para transferir conhecimento e escalar o desenvolvimento do negócio.
Se tem um empreendimento desta natureza, mesmo que seja numa empresa de grande dimensão, talvez valha a pena refletir sobre a estratégia de lançamento de uma marca por via da abertura de uma loja.
Sucinto mas muito objetivo e focado no essencial. È inspirador, e um auxiliar para quem inicia um negócio,ou mesmo para empreendedores experientes.
Gostaria que o professor e consultor António Jorge viesse ao meu agrupamento de escolas falar com os alunos.Especialmente os do 5ºe 6ºanos.