A Loja como Estratégia de Lançamento de Marca

27 de Novembro de 2015 em Opinião

A Loja como Estratégia de Lançamento de Marca

Lançar uma marca é um empreendimento que consome significativos recursos e energias. Se numa empresa de grande dimensão não faltam ambos os fatores, já numa start-up, o primeiro é sempre escasso e o segundo abunda.

É nesta realidade de start-up cumulada com um produto ou serviço B2C que o lançamento por via de uma loja pode ser uma opção altamente vantajosa e recomendável; não sendo no entanto desprezível, no caso de uma grande empresa.

A vantagem de efetuar o lançamento através da abertura de uma loja resolve o problema dos recursos necessários para construir notoriedade de marca; uma vez que uma localização em zona frequentada pelo target e uma boa fachada/montra se encarregam de o fazer.

A loja permite ainda ao empreendedor um conjunto de vantagens, em minha opinião, inigualáveis:

  • Proximidade e Relação com o Target: Uma loja aberta implica a interação com cliente, dando a possibilidade de o conhecer melhor e trabalhar uma relação de fidelização.
  • Configuração e Melhoramento do Produto/Serviço: Se num estudo de mercado, eventualmente necessário no pré-lançamento, se obtém uma definição do produto ou serviço baseada numa amostra; numa loja tem-se a possibilidade de ouvir o cliente em permanência e, não raras vezes no caso das start-up, ajustar o produto ou serviço em função do feedback imediato e real que o cliente dá.
  • Reduz o Risco de Saída do Negócio: Hoje é possível abrir uma loja do tipo pop-up, isto é, com um compromisso bem definido no tempo e no custo e, após este, efetuar um balanço e decidir em conformidade.
  • Adquirir Conhecimentos Transferíveis: Este processo inicial permitirá adquirir conhecimentos sobre o negócio dos futuros parceiros retalhistas, criando condições para transferir conhecimento e escalar o desenvolvimento do negócio.

Se tem um empreendimento desta natureza, mesmo que seja numa empresa de grande dimensão, talvez valha a pena refletir sobre a estratégia de lançamento de uma marca por via da abertura de uma loja.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/a-loja-como-estrategia-de-lancamento-de-marca/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.