A integração do telemóvel com a experiência de compra

30 de abril de 2013

A integração do telemóvel com a experiência de compra

Tiago Silva Lopes, Diretor de Dados e Conteúdos Multiplataforma TMN

Muito recentemente foi anunciada uma nova aplicação que com base na localização do consumidor dentro de uma loja permite consultar no telemóvel as opiniões dos utilizadores sobre um determinado produto. A empresa que desenvolveu esta aplicação espera conseguir rapidamente um número significativo de opiniões ao mesmo tempo que ajudará os comerciantes a vender mais produtos.

Ao mesmo tempo o Shazam anunciou planos para lançar uma app para roupa que funciona da mesma forma que a solução para a música. Ao vermos uma roupa de que gostamos basta apontar a câmara do telemóvel e o Shazam reconhece o modelo ligando à loja online do comerciante para uma eventual compra.

As alterações dos padrões de consumo espelhadas nestas novas aplicações (os consumidores valorizam acima de tudo a opinião dos seus amigos e logo a seguir a opinião de outros utilizadores no seu processo de decisão de compra; as barreiras à compra à distância esbateram-se significativamente ao longo dos últimos anos e a compra por impulso através do telemóvel é já uma realidade, nesta fase ainda muito associada a promoções), são uma enorme oportunidade para as marcas na medida em que aproximam cada vez mais as ações de marketing à venda efetiva.

Num enquadramento macroeconómico complicado o investimento sem retorno quase imediato e facilmente mensurável é cada vez mais difícil de ser aprovado e estas novas ferramentas abrem novas oportunidades que devem ser acompanhadas muito de perto pelos anunciantes à medida que o e-commerce vem ganhando espaço e dimensão como canal de venda.

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