Muito recentemente foi anunciada uma nova aplicação que com base na localização do consumidor dentro de uma loja permite consultar no telemóvel as opiniões dos utilizadores sobre um determinado produto. A empresa que desenvolveu esta aplicação espera conseguir rapidamente um número significativo de opiniões ao mesmo tempo que ajudará os comerciantes a vender mais produtos.
Ao mesmo tempo o Shazam anunciou planos para lançar uma app para roupa que funciona da mesma forma que a solução para a música. Ao vermos uma roupa de que gostamos basta apontar a câmara do telemóvel e o Shazam reconhece o modelo ligando à loja online do comerciante para uma eventual compra.
As alterações dos padrões de consumo espelhadas nestas novas aplicações (os consumidores valorizam acima de tudo a opinião dos seus amigos e logo a seguir a opinião de outros utilizadores no seu processo de decisão de compra; as barreiras à compra à distância esbateram-se significativamente ao longo dos últimos anos e a compra por impulso através do telemóvel é já uma realidade, nesta fase ainda muito associada a promoções), são uma enorme oportunidade para as marcas na medida em que aproximam cada vez mais as ações de marketing à venda efetiva.
Num enquadramento macroeconómico complicado o investimento sem retorno quase imediato e facilmente mensurável é cada vez mais difícil de ser aprovado e estas novas ferramentas abrem novas oportunidades que devem ser acompanhadas muito de perto pelos anunciantes à medida que o e-commerce vem ganhando espaço e dimensão como canal de venda.
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