Há coisa de 8 anos atrás, estava eu na altura a criar a Excentric, houve uma conferência em Lisboa dedicada às mudanças que iriam ocorrer no universo da comunicação nos 15 anos seguintes. Naturalmente que eu, estando ligado ao universo do marketing já na altura fazia 10 anos, fui, cheio de expectativas. Expectativas que, com a passagem pelo palco dos vários oradores, se foram desmoronando como um castelo de cartas. Para meu grande espanto, reputados profissionais do nosso mercado escudavam-se na velha máxima de que “prognósticos só no final do jogo” e nem um foi capaz de avançar com uma previsão que fosse para além daquilo que era já visível no mercado.
Naturalmente a minha reação foi de total incredibilidade. Num mundo em que a mudança é uma constante, os marketeers têm de poder contar connosco, profissionais do sector, para não só os ajudarmos a pensar em como atingir os objectivos comerciais do ano, mas também para desafiarmos o status quo e os virarmos para a frente – a única forma de fortalecer o valor dos seus negócios no futuro. E para isso, precisam que nós estejamos preparados para antever o que vem aí. Mas infelizmente, nesse dia, constatei que nem todos os meus colegas pensam desta maneira.
Foi por forma a cumprir este desígnio que então assumi como meu, que tenho escrito e dado conferências em que recorrentemente a temática vai parar a inovações, tendências e mudanças de comportamentos, que acredito que irão moldar o futuro próximo das marcas.
No artigo de hoje, em vez de falar sobre uma tendência em particular, vou antes partilhar convosco uma das minhas fontes para este trabalho constante de investigação. Trata-se de Nicholas Negroponte, autor consagrado e um dos homens mais visionários da nossa época.
Em baixo encontram o link para a sua última TED talk, onde faz uma retrospectiva sobre as suas previsões nos últimos 30 anos e oferece uma nova previsão, bem surpreendente, a acontecer nos próximos 30.
Comentários (0)