Reconhecendo que a execução de vendas é o principal “motor” de uma empresa, é importante manter o alinhamento entre as prioridades estratégicas e as iniciativas de vendas, apoiando as atividades operacionais em toda a organização.
As empresas capazes de otimizar os seus canais de vendas vão conseguir ultrapassar mais facilmente a concorrência. A chave para melhorar a sua performance de vendas é eliminar o abismo entre a grande figura da “estratégia de negócios” e o dia-a-dia da implementação no terreno – o fazer acontecer.
Ideias para melhorar a performance do seu negócio:
- Articule a sua visão estratégica com o plano de vendas
- Diferencie a sua marca da concorrência, com características e atributos relevantes
- Desenvolva um plano de comunicação / promoção focado em aumentar vendas
- Defina um mix de canais correto (venda direta, revenda, e-commerce…)
- Garanta uma boa cobertura geográfica
- Defina as tarefas e responsabilidades da equipa das vendas
- Conduza a performance de vendas, através de objetivos, incentivos, prémios
- Mobilize as áreas funcionais para cooperar com as vendas
- Crie uma estrutura tecnológica, indicadores e um conjunto de processos que facilite a função vendas
- Utilize as sugestões dos seus Clientes e Colaboradores para ajustar processos.
Encontre as rotinas certas para alinhar a estratégia com a atividade de vendas, mantenha a disciplina e persistência, e vai posicionar a performance da sua empresa num outro nível.
Comentários (0)