Um estudo recente da Magna Global prevê que o mercado publicitário vai ter o crescimento global mais forte dos últimos 3 anos. A mesma empresa prevê que o investimento publicitário a nível global deverá crescer 5.4% em 2016, atingindo os 422.775 mil milhões de dólares.
Quanto a Portugal o crescimento está previsto atingir a ordem dos 4%. atualmente o mercado português é o mercado com menor investimento publicitário da Europa Ocidental, representando aproximadamente 500 milhões de euros. Apesar de nos últimos dois anos, o país ter vindo a registar uma recuperação de investimento e um crescimento constante.
A Televisão continua a registar a maior quota do mercado português com 48%, muito acima da média da Europa Ocidental (29%) e global (37%). A internet é já a segunda maior plataforma com uma quota de 20% e com o maior crescimento de investimento, prevendo-se que atinja os 30% até 2020. No entanto, é bastante inferior à média europeia onde o Digital é já a plataforma principal desde 2013.
Já o digital continua a ser um motor que impulsiona a publicidade a nível mundial enquanto que os meios tradicionais terão uma taxa de crescimento quase nula em 2016. No Digital, a Magna Global prevê um crescimento de 15% este ano, atingindo os 172 684 mil milhões de euros, com uma quota de mercado de 39% ultrapassando a TV com 36%.
O Imagens de Marca entrevistou Alberto Rui Pereira, CEO do IPG Mediabrands Portugal para perceber melhor estes números e o que é que vão representar para o mercado português e para o futuro do mercado publicitário no país.
Veja a entrevista no vídeo acima.
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