Na agenda de 2003, por estes dias de outubro, encontram-se, meio soltos, apontamentos que me levam a viajar aos meses que antecederam o arranque do programa que, meses mais tarde, viria a receber o prémio de inovação e pioneirismo da APPM.
De lá até hoje, vários outros prémios o Imagens de Marca já arrecadou. Em Portugal, na República Checa, no Brasil… Mas um dos melhores prémios que nos podem dar é celebrar 10 anos de emissões regulares. Melhor ainda: celebrarmos com os melhores resultados de audiências de sempre! E em todos os meios…
Esta década de existência tem sido marcada por muito trabalho. Muita persistência, muita capacidade de ultrapassar obstáculos, muita vontade de vencer de uma equipa que produz conteúdos especializados de forma independente e que, todos os dias, tem de provar à sua audiência digital, ao seu canal, aos seus espetadores e aos seus parceiros que vale a pena estarem connosco e investirem em nós.
Tudo o que temos é por isso fruto do nosso trabalho. Começámos pequeninos, como explicou a semana passada cada uma das fundadoras do IM nos textos publicados aqui, mas hoje estamos mais fortes. E não somos nós que o dizemos… são os números.
Em todos os meios crescemos em audiência. Na TV mais de 94%, em audiência média, com emissões muito próximas dos 280 mil espetadores, de acordo com dados GfK. No site, as visitas cresceram mais de 100% e as pageviews perto de 70%, tornando também o nosso site numa referência, de acordo com dados Google Analytics. Mas não é só: nas redes sociais, em particular no facebook, crescemos cerca de 260%. Passámos de 12 mil amigos em dezembro de 2012 para cerca de 43 mil amigos, em menos de 1 ano!
Hoje podemos afirmar que somos o meio de comunicação social especializado na área do branding e marketing management com mais amigos no facebook! Somos vistos um pouco por todo o mundo com destaque para Brasil, Angola, Reino Unido e Espanha. E muitos ligam-se a nós precisamente partindo do facebook.
As novas secções, no site, e a série Travel Brands, na TV, foram os especiais responsáveis por estes valores. Mantê-los não vai ser fácil e por isso temos de continuar a inovar e a surpreender. É isso que temos planeado para 2014….
As emissões especiais temáticas sobre comportamentos de consumo, que acabámos de estrear este fim de semana com o Especial Automóvel, são já uma realidade. O Imagens de Marca em livro será outra e uma grande festa entre junho e setembro irá juntar-se ao nosso conjunto de atividades especiais que, ao longo do próximo ano, servem para assinalar os 10 anos de programa. Há mais, mas é cedo para revelar…
O ano em que assinalamos um marco tão importante para nós, é também aquele que nos faz abrir um novo ciclo. Que nos faz pensar ainda mais global e querer mais. Muito mais!
Temos razões para estar felizes? Sim, temos. Mas também para estar preocupados como nunca com a crise que abalou o país, e que naturalmente nos tocou – e muito – a nós… Produzir conteúdos independentes em Portugal não é fácil mas o trabalho desta equipa tem muito valor, por isso acredito sinceramente que vale a pena fazer planos para o futuro. Como tenho estado a fazer…
O plano editorial de 2013 a 2016 está definido. Prova que eu continuo a acreditar e que espero que todos os parceiros assim o façam também.
A si. À SIC Notícias. A todos os nossos patrocinadores. À minha equipa… a todos, o meu muito obrigada! Sem vocês as linhas que estaria aqui a escrever teriam sido outras. Quem sabe muito menos felizes…
P.S. Tomo a liberdade de deixar um agradecimento especial à EDP e à Vodafone por serem os nossos patrocinadores mais presentes. Há anos que estão ao nosso lado e que muito nos têm ajudado a crescer! OBRIGADA!
Comentários (0)