Criatividade à moda do Porto

9 de março de 2017

Criatividade à moda do Porto

This is not just a place. It’s a District”. Esta é a afirmação do novo centro empresarial da cidade do Porto, o District Offices and Lifestyle, um espaço que pretende acompanhar a revolução empreendedora e inovadora que vive o país e, neste caso em especial, a cidade do Porto. A ativação e presença online da marca “District Offices and Lifestyle“ está a cargo da Legendary People + Ideas, que foi desafiada a criar um novo conceito para o novo espaço do Porto.

O mais recente projeto da Legendary foi o ponto de partida para uma conversa com Hugo Pinto e Diogo Pinheiro, fundadores e managing partners da agência, para falar não só da estratégia e posicionamento da agência, mas também de criatividade e visão de futuro.

A Legendary esteve envolvida no projeto do District Offices and Lifestyle. Qual o papel da agência neste projeto?

A Legendary foi desafiada a pensar num conceito que permitisse elevar e diferenciar a marca District, tornando-a numa oportunidade para novas empresas. Foi neste seguimento que surgiu “This is not just a place. It’s a District”, a base do nosso conceito. Conceito esse que permitiu ativar a marca on e offline. Já trabalhamos a marca há cerca de 9 meses, onde desenvolvemos a comunicação para a sua inauguração com diversas ativações desde um walking tour pelo edifício histórico até ao kit institucional de receção para os convidados.

Além de toda a vertente de comunicação, fomos ainda uma parte ativa na aquisição de prospects para os espaços comerciais. Criamos uma campanha de angariação de contactos para a equipa comercial do District. Como estamos diretamente ligados à equipa de marketing e gestão do espaço, acabamos por ter um conhecimento aprofundando dos objetivos do District.

Foi um trabalho intensivo, mas o produto é tão bom que em pouco tempo os espaços esgotaram, havendo agora uma fila de espera de empresas interessadas.

Em que consiste este District Offices and Lifestyle e qual o briefing que vos passaram?

Quando recebemos o briefing ainda o District estava em obras e tudo não passava de uma ideia que agarramos com muita força. O objetivo da equipa do District era muito claro: angariar novos inquilinos transmitindo-lhes a essência única de um espaço histórico que se propunha a ser o maior centro empresarial na cidade do Porto.

Havia a necessidade de uma comunicação disruptiva e orientada a empresas criativas como a nossa. A nossa proposta revelou-se a acertada, e a proximidade foi um fator muito importante para termos sido escolhidos.

Como pensaram a solução da District Offices and Lifestyle e como deram forma ao projeto?

Desenvolvemos um novo conceito de comunicação e ativamos a marca nas redes sociais dando força a esta ideia com sucesso e criando um lifestyle muito próprio associado ao edifício. A ideia é que as empresas sintam que o District é como uma segunda casa e um safe-place para as suas ideias. É, acima de tudo, um espaço onde flui a criatividade e onde se criam sinergias entre as empresas. Os visitantes e os portuenses, por sua vez, são atraídos pela vertente de comércio e restauração, em linha com o lifestyle previamente mencionado. No District combina-se não só trabalho e lazer, mas também história e inovação.

Num momento em que vemos tantos espaços semelhantes a abrir portas como trabalharam a sua diferenciação e o enquadramento na cidade do Porto?

Desde cedo percebemos que o District era um espaço diferente e quisemos realçar essa diferença, que aliás está refletida no conceito “This is not just a place. It’s a District”.

Nós mesmos estávamos à procura de escritório e não encontramos nenhum espaço com o posicionamento e a oferta do District. E a verdade é que nós procuramos durante bastante tempo, visto que sair da baixa não era uma opção.

Enquanto espaço, o District é sem dúvida único. Como cliente, sentimos o mesmo, já que nos dá bastante liberdade criativa. O exemplo disso foi a ação que fizemos para a inauguração: a Walking Tour, uma envolvente experiência áudio que leva as pessoas a conhecerem o edifício através de uma viagem pela sua história. Esta ação contou com a criação artística da Cátia Pinheiro, reforçando mais uma vez o apoio que o District quer dar à arte da cidade.

Como este projeto reflete o posicionamento da agência Legendary?

Este projeto é um espelho da Legendary no sentido em que foi criado para oferecer a empresas como a nossa, serviços de escritório high-end sem perder a ligação criativa e artística. Além do mais, é um edifício histórico localizado no Porto, em conformidade com o orgulho e sentimento de pertença que temos à cidade e que nos carateriza de certa forma.

No District, além do nosso escritório amplo e sala de reuniões interna, conseguimos ter disponíveis mais 4 salas de reuniões, um anfiteatro, serviços de impressão, segurança 24h, cafetaria, papelaria, copa, zonas para fumadores e espaços de lazer.  Uma oferta que, para uma empresa como a nossa, seria impossível de recriar sem um investimento avultado.

Qual tem sido a estratégia da Legendary para se afirmar no mercado?

A Legendary começou como uma agência digital, com base no know-how que já tínhamos de anteriores experiências no mercado. Decidimos começar a agência no Porto, fora do grande círculo de agências que existe em Lisboa porque inicialmente queríamos ser uma alternativa do mercado a norte e isso só seria possível enquanto agência full-service. Durante os primeiros dois anos fomos estruturando a nossa equipa e conquistando projetos/clientes estratégicos, partindo apenas para uma apresentação mais forte ao mercado após uma consolidação interna. Queremos trabalhar com as marcas no seu dia-a-dia e ajudá-las a cumprir os seus objetivos.

Que tipo de projetos tem desenvolvido a agência?

O nosso foco é sem dúvida o digital. Começamos por pensar tudo num âmbito digital, sendo depois muito simples partir para uma comunicação integrada.

Já não existem canais que sejam estranhos para nós: além de tv, rádio e imprensa, o nosso spot dos 7 Anos Kia foi o primeiro a utilizar a tecnologia 4DX dos cinemas NOS.

Qual a estratégia da agência na angariação de clientes?

A nossa estratégia passa pela realização um trabalho disruptivo e assertivo que permita alcançar resultados práticos para os nossos clientes. Muitas vezes são estes que nos recomendam à sua rede de contactos, permitindo-nos chegar cada vez a mais gente. Existe também a aposta num crescimento sustentado. Um exemplo é o grupo CBRE: começamos com a conta digital do Fórum Aveiro e, neste momento, temos a sua comunicação offline e as contas de comunicação e digital de outros centros do mesmo grupo. Apostamos também na escolha seletiva de clientes. Um exemplo disso é a KIA, uma marca global que se encontra a crescer em Portugal. As nossas ideias diferenciadoras e a vontade da KIA em destacar-se tornou-se num casamento perfeito entre ambas as partes, sendo que já trabalhamos a sua presença digital há quase três anos.

Para onde quer evoluir a agência no futuro?

Estamos a alinhar uma parceria estratégica ligada ao futebol e às celebridades. Queremos ter em nossa posse uma rede de influenciadores que possamos integrar nas marcas com quem trabalhamos. Para já não podemos revelar muito, mas mais novidades irão surgir em breve. Está nos nossos planos a aposta numa equipa interna e dedicada à produção de conteúdos num formato mais apetecível para os nossos clientes. Hoje em dia a necessidade de conteúdo é grande e a nossa ideia é criar uma equipa especializada e ágil que o consiga fazer com investimentos realísticos para as marcas.

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Jornalista: Fernando Paula

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