Hermawan Kartajaya, Presidente da Associação Mundial de Marketing e um dos “50 gurus que moldaram o futuro do marketing”, segundo o Chartered Institute of Marketing do Reino Unido, esteve em Portugal e falou ao Imagens de Marca acima de tudo sobre os princípios que regem o marketing nos dias de hoje, estratégias para o setor e o seu futuro.
“Amem os consumidores e respeitem a concorrência”, com a qual em certos momentos devem colaborar, é a mensagem fundamental que este especialista passou à margem do QSP Summit 2012, do qual foi o principal orador.
Quando o tema é a crise económica que o Mundo está a atravessar, Hermawan Kartajaya defende que este é o momento certo para se mudar a mentalidade para um modelo mais sustentável e reposicionar as marcas, bem como o próprio país.
“Rever estratégias e implementar uma nova cultura, mais produtiva e mais criativa”, defende o guru, que vai mais longe ao assumir que as marcas devem colocar os seus clientes ao seu nível e trata-los como amigos.
Hermawan Kartajaya lembrou, nesta entrevista, que os consumidores de hoje “são mais inteligentes”, sendo, por isso, este o momento de se aplicar aquele a que chama “marketing horizontal”, que é segundo este especialista um marketing mais inclusivo e social.
Quando fala do futuro do setor sublinha 12 pontos-chave, dos quais destaca a colaboração que deve existir entre os diferentes intervenientes.
Pode ver a entrevista a Hermawan Kartajaya na íntegra aqui.
Este livro como muitos do Kotler sao fttansaicos, ele fala de coisas que existem porem pocas pessoas se deram conta ou sabiam que existia, e o marketing e9 uma delasaproveitando ainda para responder a pergunta da colega Cintiacontrate um proficional de Marketing, tanto faz graduae7ao tecnologa ou bacharel,somente fique atenta para proficionais que dizem serem capacitados em areas pois fizeram curso x, curso y,z…no meu caso me dei mal pois escolhi entre 2 proficionais um com 1 curso no SENAC e outro numa “empresa” Quartel Digitalos cursos do SENAC tem muitos mais peso e renome de mercado suspeite de cursos sem diplomas(como no caso desse quartel digital) e de empresas nao credenciadas ou nao registradas no MEC.resumindo cuidado com os proficionais com esses cursos agua com ae7ucar que nao iram ajudar nada a sua empresa porque sao ruinslisto dois exemplos marketing digital, 8ps e a empresa quartel digital sao todos ruinsbom e9 SENAC