“Amem os consumidores e respeitem a concorrência”

13 de Março de 2012 em Entrevistas,Entrevistas e Opinião

“Amem os consumidores e respeitem a concorrência”

Hermawan Kartajaya, Presidente da Associação Mundial de Marketing e um dos “50 gurus que moldaram o futuro do marketing”, segundo o Chartered Institute of Marketing do Reino Unido, esteve em Portugal e falou ao Imagens de Marca acima de tudo sobre os princípios que regem o marketing nos dias de hoje, estratégias para o setor e o seu futuro.

“Amem os consumidores e respeitem a concorrência”, com a qual em certos momentos devem colaborar, é a mensagem fundamental que este especialista passou à margem do QSP Summit 2012, do qual foi o principal orador.

Quando o tema é a crise económica que o Mundo está a atravessar, Hermawan Kartajaya defende que este é o momento certo para se mudar a mentalidade [1] para um modelo mais sustentável e reposicionar as marcas, bem como o próprio país.

“Rever estratégias e implementar uma nova cultura, mais produtiva e mais criativa”, defende o guru, que vai mais longe ao assumir que as marcas devem colocar os seus clientes ao seu nível e trata-los como amigos.

Hermawan Kartajaya lembrou, nesta entrevista, que os consumidores de hoje “são mais inteligentes”, sendo, por isso, este o momento de se aplicar aquele a que chama “marketing horizontal”, que é segundo este especialista um marketing mais inclusivo e social.

Quando fala do futuro do setor sublinha 12 pontos-chave [2], dos quais destaca a colaboração que deve existir entre os diferentes intervenientes.

Pode ver a entrevista a Hermawan Kartajaya na íntegra aqui [3].

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/amem-os-consumidores-e-respeitem-a-concorrencia/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.