19 de dezembro de 2012

Prémios Eficácia – O caso Limiano

Organizados pela APAN e pelo Grupo Consultores, os Prémios à Eficácia têm como objetivo, desde 2005, promover e reconhecer a excelência na comunicação e a sua capacidade de ajudar a atingir os objetivos das empresas.

Afirmam-se como os únicos prémios, atribuídos em Portugal, que se centram nos resultados conseguidos graças à ação da comunicação, seja em termos de notoriedade, vendas ou outro tipo de rentabilidade que responda a um objetivo previamente definido.

Na oitava edição, o grande vencedor foi a Limiano com a campanha de lançamento do novo produto Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha, desenvolvida pela Young&Rubicam, tendo ganho, também, o prémio de ouro na categoria de Alimentação e Bebidas.

Segundo o júri, este é um caso de eficácia em pesquisa e interpretação de dados, em inovação e desenho de produto, em rentabilização de recursos, em criação de valor para o consumidor e para a marca e em comunicação e vendas. Com um investimento de lançamento 70% abaixo do líder de mercado neste segmento (Castelões) e em apenas nove meses, este produto ficou 160% acima dos objetivos iniciais e representa já 5% do portfolio Limiano.

Vamos abordar o caso Limiano e perceber como é que a marca foi eficaz no desenvolvimento e lançamento do produto, fatores que a levaram a ganhar o grande prémio. Mostramos o processo de desenvolvimento do novo produto dentro da empresa até à decisão, com a agência, de como seria a campanha de lançamento, que pretendia deixar todos “de boca aberta”.

No fim, fazemos um balanço desta edição dos prémios eficácia, procurando perceber simultaneamente a importância da iniciativa para o setor. Uma edição que fica marcada pelo aumento de 40% de casos a concurso. Ao todo foram 74 campanhas, reduzidas depois a 50 finalistas. “É sinal de que anunciantes e agências valorizam este prémio”, afirma Manuela Botelho, Secretária Geral da APAN, Associação Portuguesa de Anunciantes, e conclui “Ser eficaz é um fator distintivo”.

Entrevistas:

Paula Amaral – Gestora Produto Limiano

Paula Gomes – Diretora Marketing Bel Portugal

Maria do Carmo Silveira – Diretora Planeamento Estratégico Young&Rubicam

Manuela Botelho – Secretaria Geral APAN

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Barata; Imagem: João Ricardo Pinto/Patrique Almeida ; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.