12 de dezembro de 2012

O Futuro da Indústria

Foi vista por mais de mil milhões de pessoas. As cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos assumiram-se como o momento que registou a maior audiência de sempre em televisão. E o facto de as cerimónias conterem uma história narrativa atraiu ainda mais o público. As explicações de todos os passos dados para a concretização das cerimónias deixaram muitos profissionais da comunicação ainda mais atentos à importância das narrativas para se estabelecer maior ligação entre marcas e publico. A tendência marcou 2012 mas pode ser um mote para o próximo ano, até porque muitas das campanhas vencedoras na edição deste ano são baseadas em storytelling. Mas também juntam ao poder da narrativa a capacidade de fazer sonhar o público através da animação. Este foi o tema que trouxe a Aardman a Lisboa, que aposta num mundo imaginário, sem individualizar para levar o público a sonhar.

O painel de oradores que veio ao Eurobest foi muito centrado na criatividade, no lado das agências, não admira por isso, que se tenham feito ouvir muitas vozes sobre como funcionará uma agência do futuro. Dizem que o modelo de funcionamento de uma agência está ainda muito centrado no modelo utilizado há muitas décadas e que todas as relações entre os diferentes departamentos têm de desvanecer, para que a agência funcione como um organismo vivo e onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais fulcral.

David Droga não discorda mas acredita que a tecnologia por si só não faz uma boa campanha. Para um dos nomes mais em voga na actualidade, Humanidade e propósito são palavras chave para desenvolver campanhas que sejam realmente eficazes e mexam com a vida dos consumidores. Os caminhos de futuro e as opiniões também mas numa sociedade como a europeia que está abalada pela crise, mais do que arriscar é preciso coragem para voltar a fazer crescer a indústria criativa.

Entrevistas:

Peter Lord – Diretor Criativo Aardman

Martin Green – Mestre Cerimónias Londres 2012

Julian Boulding – Presidente Thenetworkone

Jonny Spindler – Diretor Inovação AMV BBDO

David Droga – Presidente Droga5

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Jornalista: Fernando Paula; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes

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