Nesta reportagem vamos ao encontro de duas histórias empreendedoras, que têm em comum o facto de terem vencido em 2012 os Nutrition Awards, evento que visa distinguir as ideias mais inovadoras no setor agroalimentar e das ciências da nutrição.
Começamos pelo projeto vencedor da categoria Produto Inovação: a STUFA, “uma horta no parapeito da janela”. A marca surgiu da vontade de dois irmãos em aplicar os seus conhecimentos profissionais (Miguel Ramos é designer gráfico e Rita Ramos trabalha em consultadoria ambiental) num projeto comum. A STUFA vende pacotes de sementes de três culturas diferentes numa caixa com identificadores e um livro de instruções, que permitem qualquer pessoa plantar, colher e cozinhar os seus próprios temperos com ervas aromáticas.
Embora tenham uma plataforma online, é sobretudo em lojas gourmet que é realizada a maioria das vendas. Junto de Miguel e de Rita tentámos perceber com que tipo de obstáculos se foram deparando na fase de implementação do projeto, qual a importância de uma marca desta natureza nos dias de hoje, como é que têm conseguido conciliar as suas vidas profissionais, quais as perspetivas de crescimento do STUFA e o que significa ganhar o “selo” dos Nutrition Awards.
Quem também nos explica a relevância de se ser premiado com este prémio é Ana Teresa Sanches, investigadora do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Ana Teresa liderou uma equipa multidisciplinar do México, Espanha e Portugal, que produziu protótipos de embalagens produzidas a partir de resíduos alimentares. Numa altura em que reutilização de resíduos da indústria agroalimentar está na ordem do dia, esta equipa recorreu à biotecnologia para reaproveitar os resíduos do camarão, a matéria-prima deste projeto, que foi transformado em novas embalagens alimentares com atividade antioxidante e antimicrobiana. Ana Teresa Sanches, para além de explicar o seu percurso empreendedor, leva-nos nesta reportagem aos laboratórios do Instituto Ricardo Jorge para percebermos como se desenrolou o processo de produção das embalagens e explica-nos quais as vantagens deste tipo de produto, quer para a indústria, quer para os próprios consumidores.
Entrevistas:
Rita Ramos – Sócia-fundadora STUFA
Miguel Ramos – Sócio-fundador STUFA
Ana Teresa Sanches – Investigadora Inst. Ricardo Jorge
Comentários (0)